TREINAMENTO COM BORRACHAS (Elásticos) – 3º parte

Momento Karate Kid

Momento Karate Kid

Sei que eu estou muito tempo sem postar, mas há poucos dias mudei para um apartamento novo (e mais barato), e infelizmente aqui no Japão internet e telefone levam  pelo menos 2 semanas para instalar, pra falar a verdade  não instalaram ainda, eu estou usando uma rede wireless aqui do vizinho, e o sinal é horrível.
Bem, aproveitando a chegada do verão japonês, decidi pedir uma folga do trabalha  e matar a saudade da praia, sendo eu e a esposa recifenses “praieiros”, sol, areia e mar são tão essenciais quanto feijão com farinha e por isso  carregamos o carro  e partimos para  a praia, bem diferente das de Pernambuco, mas quem não tem cão…
Aproveitei e decidi fazer uns vídeos para postar no blog, dessa vez falando sobre meu “tokui waza” (técnica favorita no grosso modo), sempre usando as borrachas (elásticos) e dessa vez  aproveitando a mãe natureza, (falando nisso  FELIZ DIA DAS MÃES).
O oitsuki é considerada uma das técnicas mais fortes do karate, mas a principal característica que lhe dá esse título é às vezes  menosprezada por alguns praticantes e  com isso passa a ser considerada uma técnica de difícil aplicação e pouco  usada no Kumite.
Um assunto que eu vou abordar  no próximo poste (talvez) será a noção do solo, a forma de desenvolver a velocidade  e potência extraída do solo, nada de surreal, apenas princípios simples de física, mas tenho que dar uma idéia do que  é isso antes de falar do oitsuki.

Treinamento de oitsuki

Treinamento de oitsuki

Toda técnica de  karate requer o uso do solo, sempre deve começar por baixo.

Segundo Nakayama sensei em seu livro “Karate Dinâmico” (editora Cultrix):

“O corpo é arremessado à frente pela reação que acontece quando a  perna de apoio é endireitada e forçada para trás e para baixo contra o chão.
A velocidade com que o corpo se movimenta para frente está na proporção direta do arremesso da perna de apoio contra o chão.
Quanto maior a reação do solo contra o arremesso da perna, mais rápido o movimento do corpo para a frente”.

Na aplicação do Oitsuki isso acontece 2 vezes, por isso é considerada uma técnica poderosa.

Praia de Nakatajima

Praia de Nakatajima

O treino na areia da praia é ótimo para desenvolver essa impulsão de arrancada, o terreno é irregular e não proporciona uma base sólida para o pé, sempre que você for  fazer a transferência de base  rapidamente seu pé ira escorregar ou afundar na areia, na medida em que você treina essa dificuldade diminui e quando for aplicar tal técnica em solo regular com condições favoráveis você vai parecer o trem bala!
Pontos importantes na aplicação da técnica, fora os já conhecidos por vocês no treino de kihon do dojo:

  • Impulsione o mais rápido e forte possível o pé de trás contra o solo, (isso vai lançar seu corpo à frente).
  • Dobre o máximo  o seu joelho da perna da frente em sincronia com a impulsão da perna de trás (não se esqueça de  aquecer bem os tornozelos), isso fará   com que a técnica tome a direção correta e com que seu poder de alcance aumente consideravelmente, como também evitará  que seus quadris se elevem.
  • Mantenha a postura do tronco, não jogue as ancas para trás  nem  os quadris para cima.
  • Finalize a golpe com firmeza, perna traseira totalmente esticada e tensionada, a pancada de karate é diferente, o impacto do golpe no alvo deve ser relaxado, mas assim que o golpe “explodir” o alvo irá devolver o impacto (“Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade.”- 3º Lei de Newton). Caso seu corpo não esteja totalmente contraído após o impacto, você ira receber toda sua força aplicada, com a contração muscular certa e sincronia da respiração assim como também a postura correta que lhe proporcionará uma estrutura forte, a “reação” vai retornar para o alvo, por isso se fala na pancada dupla do soco de karate.
  • O KIHON e KIHON IPPON  treinando no seu dojo e supervisionado pelo seu sensei é importantíssimo, pois ele vai corrigir os erros que o treinamento com borrachas pode proporcionar, não é nenhum caso para alarme, já que suponhamos que você treina com afinco  o básico no seu dojo.

A Borracha (elástico, câmera de ar de pneus) deve ser posta em volta da cintura e ter ambas as pontas fixadas em algum lugar (como mostra o vídeo), eu usei  tornozeleiras (5 kg) para aumentar a dificuldade, mas sugiro que para quem é novato nessa forma de treinamento, que  use somente  a borracha.

Os videos não ficaram com “aquela qualidade”, e mais uma vez me desculpem pela narração, não tinha a inteção de filmar  o treino ( usei a máquina de fotografar, não levei a filmadora), acabei um pouco perdido com as explicações, mas espero que  dê para  entender.

O seu condicionamento  físico  vai melhorar muito treinando desta forma, suas pernas ficaram fortes e ágeis, estou postando também um vídeo com alguns exercícios que  faço nos treinos na praia, por não ter encontrado um “pneu igual ao que tinha em Pernambuco”  então tive que improvisar com o saco de areia, infelizmente esqueci o cronômetro para marca o tempo  da corrida (to lento pra caramba, 1 ano sem ver praia dá nisso), sempre faço 3 tiros de 100 metros (acho que são 100 metros mesmo, sei lá) marcando o tempo e no fim o treino de explosão com o saco de areia.

Gostaria que as dúvidas fossem postadas aqui, pois assim todos podem ter acesso, caso eu não saiba responder vamos procurar a resposta juntos, sempre lembrando que  não tenho formação em educação física, tudo postado aqui foi desenvolvido com experiência própria e obviamente  coisas que aprendi com meus sensei  Adilson, Renato, Satto e Nishisawa sensei (muito obrigado a todos vocês).

Abraços e até a próxima postagem.

Oss!

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 06/06/2009, em Treinamentos e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Mateus Quirino

    Oss!

    Muito bom, excelente treinamento. Continue assim, proximo das origens.

    Gostei da ideia de treinar com o saco de pancadas no arrasto.

    Curtir

    • Pinto San, Oss!

      Excelente cara!

      Vi praticamente todos os vídeos em um dia, descobri ontem seu blog.

      São explicações muito detalhadas e ao mesmo tempo fáceis de entender.

      Parabéns! Continue cara! Tem muita gente precisando desse material. Inclusive eu.

      Curtir

  2. marcio shotokan

    muito aproveitoso estes treinos parabens…oss

    Curtir

  3. Oss Daniel

    Como sempre trazendo pra nós material de 1ª qualidade; salvei os vídeos aqui e vou utilizar esse treinamento de Oi-tzuki em meu Dojo.

    Parabéns meu amigo. Oss!

    Curtir

  4. Oss.

    E aí daniel, gostei muito dos vídeos, da foto do peneu que tu lembou de colocar… não preciso nem falar né? hehehe.

    Lembrei do inicio dos nossos treinos com esse tipo de arrasto, se você lembrar agente não conseguia dar nem um poasso, hehehe, mais sem desistir igual a um bom guerreiro acabamos por setir certa facilidade depois.

    Parabéns pelos vídeos pelas informações passadas, todas de ótima qualidade e que infelizmente nem todo “sensei”, passa para seus alunos.

    Continue assim… depois queria que tu me explicasse o objativo do arremeço do saco pra cima, de inicio me pareceu que era pra ajudar na impulsão no arremesso e na contração quando você tem que parar ele na queda, se não for isso me esclarece depois.

    Valeu, e continu assim.

    Oss.

    Lelé.

    Curtir

    • Lelé meu querido sempai, como poderia esquecer nossos treinos sofríiveis na quadra com aquele pneu mostro, e os treinos a noite na praia de boa viagem.
      O lance de jogar o saco é o que vc falou, treinamento de explosão muscular.
      Muito obrigado pela força sempai , e um abraço.
      Oss!

      Curtir

  5. Daniel,

    Daqui a pouco vão te chamar para o filme KURO OBI 2.
    Muito bom seus videos..muito didatico. Parabens.

    Curtir

    • Rpberto sensei, acho que ueu vou chamar o Naka pra me ajudar nos próximos vídeos, hehehe.
      Ele ta na moda agora né.
      Oss!
      Muito obrigado pela força!

      Curtir

  6. Régis Maritinez

    Muito bom treinamento poderá complementar ainda com exercícios isotônicos, isométricos e pliométrico. OSS

    Curtir

  7. Carolina Torres

    Nossa que legal esse treino…vou robar a ideia.
    Parabéns pelo Blog isso contibui e muito pelo meu Karate. PARABÉNS PINTO SAN vc é um orgulho pros brasileiros.
    Ossu!
    Força e Honra companheiro

    Curtir

  8. Lucas Reis

    Fala Sensei vc é fera demais.
    Adorei,é muito interessante.
    Lucas Reis

    Curtir

  9. vc foiii muitoo bem seisei quem dera se vc podece me treina em vc é um orgulho para os treinador de carate

    Curtir

  10. oss
    deveria ser este treino em todas as academias mas pena que os mestres não unificam a arte e assim ela se perde
    e o regis ferraz devia treinar não bla bla bla ta ficando veio amigo.
    oss

    Curtir

  11. OSS
    Sobre a força do solo,tem que esticar o maximo que puder a perna de trás???ou só um poco pra gera força?
    Abraço,gostei do treinamento

    Curtir

  12. oss!mts vzs vejo seus metodos expostos na internet e é mt bom ver a cultura marcial aqui no brasil.pretendo competir em kumite e se o senhor pudesse,me de dicas como treinar sem companheiros pois ando sem tempo de ir a academia..obrigado…rodrigo(murasaki obi)

    Curtir

  13. Fernando Ribeiro

    Oss! Nao conhecia seu blog, mas agora estou gostando muito! Realmente muito didático e motivador! Vejo a maioria das pessoas elogiando suas técnicas e capacidade de ensinar, que realmente sao fantásticas, mas o que mais me chamou a atenção é o seu amor pelo karate! Um exemplo! Moro em uma região remota e nao tenho condições de treinar em uma academia, por isso estava parado, mas após conhecer seu blog me animei novamente com o karate. Continue com sua iniciativa, e saiba que tem um karateca que voltou a treinar pelo incentivo do seu trabalho! Oss!

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: