
Sei que eu estou muito tempo sem postar, mas há poucos dias mudei para um apartamento novo (e mais barato), e infelizmente aqui no Japão internet e telefone levam pelo menos 2 semanas para instalar, pra falar a verdade não instalaram ainda, eu estou usando uma rede wireless aqui do vizinho, e o sinal é horrível.
Bem, aproveitando a chegada do verão japonês, decidi pedir uma folga do trabalha e matar a saudade da praia, sendo eu e a esposa recifenses “praieiros”, sol, areia e mar são tão essenciais quanto feijão com farinha e por isso carregamos o carro e partimos para a praia, bem diferente das de Pernambuco, mas quem não tem cão…
Aproveitei e decidi fazer uns vídeos para postar no blog, dessa vez falando sobre meu “tokui waza” (técnica favorita no grosso modo), sempre usando as borrachas (elásticos) e dessa vez aproveitando a mãe natureza, (falando nisso FELIZ DIA DAS MÃES).
O oitsuki é considerada uma das técnicas mais fortes do karate, mas a principal característica que lhe dá esse título é às vezes menosprezada por alguns praticantes e com isso passa a ser considerada uma técnica de difícil aplicação e pouco usada no Kumite.
Um assunto que eu vou abordar no próximo poste (talvez) será a noção do solo, a forma de desenvolver a velocidade e potência extraída do solo, nada de surreal, apenas princípios simples de física, mas tenho que dar uma idéia do que é isso antes de falar do oitsuki.

Toda técnica de karate requer o uso do solo, sempre deve começar por baixo.
Segundo Nakayama sensei em seu livro “Karate Dinâmico” (editora Cultrix):
“O corpo é arremessado à frente pela reação que acontece quando a perna de apoio é endireitada e forçada para trás e para baixo contra o chão. A velocidade com que o corpo se movimenta para frente está na proporção direta do arremesso da perna de apoio contra o chão. Quanto maior a reação do solo contra o arremesso da perna, mais rápido o movimento do corpo para a frente”.Na aplicação do Oitsuki isso acontece 2 vezes, por isso é considerada uma técnica poderosa.

O treino na areia da praia é ótimo para desenvolver essa impulsão de arrancada, o terreno é irregular e não proporciona uma base sólida para o pé, sempre que você for fazer a transferência de base rapidamente seu pé ira escorregar ou afundar na areia, na medida em que você treina essa dificuldade diminui e quando for aplicar tal técnica em solo regular com condições favoráveis você vai parecer o trem bala!
Pontos importantes na aplicação da técnica, fora os já conhecidos por vocês no treino de kihon do dojo:
- Impulsione o mais rápido e forte possível o pé de trás contra o solo, (isso vai lançar seu corpo à frente).
- Dobre o máximo o seu joelho da perna da frente em sincronia com a impulsão da perna de trás (não se esqueça de aquecer bem os tornozelos), isso fará com que a técnica tome a direção correta e com que seu poder de alcance aumente consideravelmente, como também evitará que seus quadris se elevem.
- Mantenha a postura do tronco, não jogue as ancas para trás nem os quadris para cima.
- Finalize a golpe com firmeza, perna traseira totalmente esticada e tensionada, a pancada de karate é diferente, o impacto do golpe no alvo deve ser relaxado, mas assim que o golpe “explodir” o alvo irá devolver o impacto (“Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade.”- 3º Lei de Newton). Caso seu corpo não esteja totalmente contraído após o impacto, você ira receber toda sua força aplicada, com a contração muscular certa e sincronia da respiração assim como também a postura correta que lhe proporcionará uma estrutura forte, a “reação” vai retornar para o alvo, por isso se fala na pancada dupla do soco de karate.
- O KIHON e KIHON IPPON treinando no seu dojo e supervisionado pelo seu sensei é importantíssimo, pois ele vai corrigir os erros que o treinamento com borrachas pode proporcionar, não é nenhum caso para alarme, já que suponhamos que você treina com afinco o básico no seu dojo.
A Borracha (elástico, câmera de ar de pneus) deve ser posta em volta da cintura e ter ambas as pontas fixadas em algum lugar (como mostra o vídeo), eu usei tornozeleiras (5 kg) para aumentar a dificuldade, mas sugiro que para quem é novato nessa forma de treinamento, que use somente a borracha.
Os videos não ficaram com “aquela qualidade”, e mais uma vez me desculpem pela narração, não tinha a inteção de filmar o treino ( usei a máquina de fotografar, não levei a filmadora), acabei um pouco perdido com as explicações, mas espero que dê para entender.
O seu condicionamento físico vai melhorar muito treinando desta forma, suas pernas ficaram fortes e ágeis, estou postando também um vídeo com alguns exercícios que faço nos treinos na praia, por não ter encontrado um “pneu igual ao que tinha em Pernambuco” então tive que improvisar com o saco de areia, infelizmente esqueci o cronômetro para marca o tempo da corrida (to lento pra caramba, 1 ano sem ver praia dá nisso), sempre faço 3 tiros de 100 metros (acho que são 100 metros mesmo, sei lá) marcando o tempo e no fim o treino de explosão com o saco de areia.
Gostaria que as dúvidas fossem postadas aqui, pois assim todos podem ter acesso, caso eu não saiba responder vamos procurar a resposta juntos, sempre lembrando que não tenho formação em educação física, tudo postado aqui foi desenvolvido com experiência própria e obviamente coisas que aprendi com meus sensei Adilson, Renato, Satto e Nishisawa sensei (muito obrigado a todos vocês).
Abraços e até a próxima postagem.
Oss!
Oss!
Muito bom, excelente treinamento. Continue assim, proximo das origens.
Gostei da ideia de treinar com o saco de pancadas no arrasto.
CurtirCurtir
Pinto San, Oss!
Excelente cara!
Vi praticamente todos os vídeos em um dia, descobri ontem seu blog.
São explicações muito detalhadas e ao mesmo tempo fáceis de entender.
Parabéns! Continue cara! Tem muita gente precisando desse material. Inclusive eu.
CurtirCurtir
muito aproveitoso estes treinos parabens…oss
CurtirCurtir
Oss Daniel
Como sempre trazendo pra nós material de 1ª qualidade; salvei os vídeos aqui e vou utilizar esse treinamento de Oi-tzuki em meu Dojo.
Parabéns meu amigo. Oss!
CurtirCurtir
Oss.
E aí daniel, gostei muito dos vídeos, da foto do peneu que tu lembou de colocar… não preciso nem falar né? hehehe.
Lembrei do inicio dos nossos treinos com esse tipo de arrasto, se você lembrar agente não conseguia dar nem um poasso, hehehe, mais sem desistir igual a um bom guerreiro acabamos por setir certa facilidade depois.
Parabéns pelos vídeos pelas informações passadas, todas de ótima qualidade e que infelizmente nem todo “sensei”, passa para seus alunos.
Continue assim… depois queria que tu me explicasse o objativo do arremeço do saco pra cima, de inicio me pareceu que era pra ajudar na impulsão no arremesso e na contração quando você tem que parar ele na queda, se não for isso me esclarece depois.
Valeu, e continu assim.
Oss.
Lelé.
CurtirCurtir
Lelé meu querido sempai, como poderia esquecer nossos treinos sofríiveis na quadra com aquele pneu mostro, e os treinos a noite na praia de boa viagem.
O lance de jogar o saco é o que vc falou, treinamento de explosão muscular.
Muito obrigado pela força sempai , e um abraço.
Oss!
CurtirCurtir
Daniel,
Daqui a pouco vão te chamar para o filme KURO OBI 2.
Muito bom seus videos..muito didatico. Parabens.
CurtirCurtir
Rpberto sensei, acho que ueu vou chamar o Naka pra me ajudar nos próximos vídeos, hehehe.
Ele ta na moda agora né.
Oss!
Muito obrigado pela força!
CurtirCurtir
Muito bom treinamento poderá complementar ainda com exercícios isotônicos, isométricos e pliométrico. OSS
CurtirCurtir
Nossa que legal esse treino…vou robar a ideia.
Parabéns pelo Blog isso contibui e muito pelo meu Karate. PARABÉNS PINTO SAN vc é um orgulho pros brasileiros.
Ossu!
Força e Honra companheiro
CurtirCurtir
Fala Sensei vc é fera demais.
Adorei,é muito interessante.
Lucas Reis
CurtirCurtir
vc foiii muitoo bem seisei quem dera se vc podece me treina em vc é um orgulho para os treinador de carate
CurtirCurtir
oss
deveria ser este treino em todas as academias mas pena que os mestres não unificam a arte e assim ela se perde
e o regis ferraz devia treinar não bla bla bla ta ficando veio amigo.
oss
CurtirCurtir
OSS
Sobre a força do solo,tem que esticar o maximo que puder a perna de trás???ou só um poco pra gera força?
Abraço,gostei do treinamento
CurtirCurtir
No meu treino , na forma que meu sensie me ensina e qu eue ensino, esticar o máximo. Oss!
CurtirCurtir
oss!mts vzs vejo seus metodos expostos na internet e é mt bom ver a cultura marcial aqui no brasil.pretendo competir em kumite e se o senhor pudesse,me de dicas como treinar sem companheiros pois ando sem tempo de ir a academia..obrigado…rodrigo(murasaki obi)
CurtirCurtir
Oss! Nao conhecia seu blog, mas agora estou gostando muito! Realmente muito didático e motivador! Vejo a maioria das pessoas elogiando suas técnicas e capacidade de ensinar, que realmente sao fantásticas, mas o que mais me chamou a atenção é o seu amor pelo karate! Um exemplo! Moro em uma região remota e nao tenho condições de treinar em uma academia, por isso estava parado, mas após conhecer seu blog me animei novamente com o karate. Continue com sua iniciativa, e saiba que tem um karateca que voltou a treinar pelo incentivo do seu trabalho! Oss!
CurtirCurtir
Obrigado pela força meu querido. Oss! E seja bem vindo de volta ao karate.
CurtirCurtir