E A SUA VELOCIDADE, COMO VAI ?!

All Japan 2008

All Japan 2008

175 cm 54 kg, não se trata das medidas de uma Miss Pernambuco, era meu físico quando comecei a treinar karate com 15 anos de idade e sim, eu não colocava muito medo de respeito nos outros com esse físico avantajado.

Nos treinos tinha poucas opções, e tentar medir forças com alguém mais forte com certeza não era uma delas, então descobri que poderia ser forte caso fosse mais rápido que os outros , apartir disto comecei a desenvolver minha velocidade e as técnicas de defesa com os sabaki’s ( esquivas).

Hoje vou falar da velocidade.  Todo o meu treino particular se concentra nela, penso que  um fundamento forte e uma velocidade boa com certeza você irá desenvolver uma boa potência nos seus golpes. No começo da descoberta tudo foi bem , mas com o tempo o nível do meu dojo  tornou-se  igual dentre os meus sempai e alguns kohai e por mais que eu praticasse com os pesos, elásticos e toda a parafernálha que vocês já conhecem, eu não conseguia desenvolver mais.

Foi então que entendi que a velocidade não se resume somente na forma que você  se desloca, mas também na  forma que você pensa e executa( isso é em tudo), a cabeça tinha que ser treinada, e foi um livro de histórias de ninjas ( isso mesmo) que apareceu a resposta.

“Aprenda a mascarar sua wa ( 和- harmonia), suas ações e intenções, assim o seu inimigo  não le-rá seus movimentos, não lembro que página era , mas o título do livro era A MIKO ( feiticeira), e falava da busca de uma ninja querendo aprender a não mostrar suas intenções para os adversários, isso aplicando em várias áreas, não somente na luta .

Então pensei que se eu esconder o que quero fazer os outros só saberiam quando estiver feito.

Mundial WKF 2008

Mundial WKF 2008

Vou encurtar por que já estou ficando chato nessa lenga lenga, o que quero dizer é que se desfaça de todos os movimentos inúteis que venham a aparecer quando você inicia uma técnica, seja ela  um keri, tsuki, sabaki  ou estratégia, isso vai deixar você mais rápido, se desfaça das caras e bocas que a maioria está acostumada a fazer nos treinos  e consequentemente nas competições, pois isso não expressa o espírito de karateka apenas  avisará ao seu adversário a sua intenção. Trata-se de uma arte marcial e não  uma arte cênica!

Observe os seus colegas de treino e até você mesmo, note que sempre temos um “vício” que às vezes é simples e quase não notamos, mas para um experiente serve de aviso e deixa você vulnerável.  Esses vícios podem ser uma mão que baixa quando vai se aplicar um maegeri, uma testa que franze quando aplicamos um oitsuki, um kiai adiantado, uma mudança de kamae para facilitar um golpe, uma mudança no “step ” ( no caso do karate esportivo).

Conheço muitos campeões de karate canhotos que mudam o seu  kamae para poder chutar com a perna esquerda ou socar com a mão direita, observe isso no seu dojo e nas competições.

Eliminando tais vícios, sua velocidade vai aumentar com certeza, falo com conhecimento de causa. Por mais bonita que seja aquela postura, aquele olhar de malvado ou até aquele teatrinho que alguns sempai gostam de fazer para impressionar os kohai ( meu sempai Clayton deveria ser ator de cinema , hehehe) só faz atrapalhar.

Não é necessário vídeo ou fotos nesses poste , apenas pratique na frente do espelho sozinho, no kihon, kata  e principalmente no kihon ippon, jyu ippon e kumite.

All Japan 2008

All Japan 2008

Eu tenho certeza que você já aplicou uma técnica sem a intenção precipitada de ataque com uma velocidade acima da sua, com a mente e o corpo relaxado e o seu oponente perdido na leitura dos seus movimentos.

Hoje, pensando sobre o poste, lembrei do  Gorin No Sho( livro de estratégias de  Musashi Sensei).  No livro da água, ele fala sobre a postura do corpo na estratégia  e menciona o seguinte:

“…sua testa e o espaço entre os seus olhos não devem ficar franzidos”.

É uma nítida citação de como  esconder suas intenções, pois em 99% dos casos de testas franzidas você está mostrando  que está “querendo comer o figado do seu adversário”.

Imaginem  assim, a Ferrari  é uma máquina capaz  de chegar a 120 km/h na marcha ré, tem todos os acessórios, bancos de couro, vidros elétricos, teto solar, porta-copos e todas as belezas de um carro de luxo, mas os carros mais velozes são os da Fórmula 1, chegam a 300 km/h, já viu o que tem neles? ( ta , eu sei que tem carro esportivo que é bem mais veloz, mas o exemplo deu para ser entendido né?)

Livre-se  do que não serve, por mais belo  que seja, trata-se apenas de um estorvo , peso inútil, a eficiência é o que conta!

Oss!

Anúncios

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 19/03/2009, em Nossos Colunistas, Pinto San, Treinamentos. Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. A cada dia seus artigos se tornam melhores. Parabéns!

    Curtir

  2. As vezes so o olho atento do professor para ajudar a identificar esse pequenho vicio que atrapalha. Materia muito pertinente

    Curtir

    • Xavier, muitas vezes o sensei acaba se acostumando com os vícios dos alunos, de modo que depois de um tempo esses vícios acabam não sendo mais corrigidos.
      Outro fato importante é que assim como nossos pais , nem sempre os nossos sensei estarão conosco, então a auto-correção é importantíssima , EM TODAS AS COISAS!!
      Oss!

      Curtir

  3. CARO PINTO SOU PRATICANTE D KARATE A 22 ANOS TENHO 40 ANOS SOU DO KARATE INTERESTILOS E FAZIA PARTE DA SELEÇAO PERNAMBUCANA DE KARATE DA ANTIGA WUKO COM O PROF. LUIS CARLOS VC DEVE CONHECER ERA DE UMA EQUIPE QUE TINHA ROSTAN LACERDA (MONSTRO), WILSON DE SOUZA, GILMAR, CASSIANO ENTRE OUTROS GOSTARIA SE POSSIVEL QUE VC ENVIASSE SEUS VIDEOS PARA MEU E-MAIL POIS OS QUE ESTAO AI POSTADOS NAO APARECEM NA TELA DO MEU COMPUTADOR PARABÉNS PELOS TREINAMENTOS OSS.

    Curtir

  4. Artigo, muito bom.

    Curtir

  5. Antonio - Porto Alegre

    Excelente artigo!

    Curtir

  6. Eu sou praticante de karaté – do no estilo chotokam .estou na faixa castanha e preciso muito treinar a rapidez em meus golps.
    Obrigado”

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: