TREINANDO EM CASA

Makiwara
Makiwara

Alguns dias atrás um praticante de karate  recém iniciado esteve em alguns fóruns  perguntando sobre aparelhos ou  exercícios para auxiliar no treinamento, então decidi mostrar alguns dos meus na esperança de ajudar os praticantes que estão na mesma dúvida.
Para começar  e bom ter em mente que o assunto é ajudar e não substituir o treinamento tradicional (como sempre digo, kihon é o segredo), é possível “preparar” seu corpo com alguns exercícios simples e o uso de alguns acessórios tanto tradicionais quanto usados em muitas academias hoje em dia.
Nos meus treinos no “aconchego do lar”, eu sempre dou ênfase ao condicionamento físico, é no meu treinamento particular que pratico a parte de velocidade e potência, mas claro sempre preocupado com os fundamentos (se assim não fosse, estaria jogando os treinamentos do dojo e  o particular no lixo), agora devemos lembrar que o descanso também faz parte e o exagero é o maior inimigo.

Meus brinquedos
Meus brinquedos

Como todos os leitores do blog já sabem, sou um “fã” do treinamento com elásticos, por isso sempre tenho uma à mão (dentro do carro ou no trabalho, é só ter um tempo livre que estou praticando com ele, sim, já fui chamado de louco pelos colegas de trabalho, rsrs), pesos é minha segunda paixão, alteres ou tornozeleiras e meu segundo amor, MAKIWARA, onde eu “acabo com o estresse” de um dia difícil.
Para resumir irei postar alguns vídeos garimpados na net de como usar tais aparelhos, mas antes de começar a “pegar no pesado”, lembre-se de que vários fatores devem ser considerados, desde o peso adequado, postura, quantidades de repetições e qual o objetivo que você deseja atingir com o treino (competitivo ou treinamento de rotina), pensando nisso será possível traçar uma rotina com menos riscos de prejudicar você.

Vídeo do livro KARATEDO TRAINING – livraria Orioka (japonesa), coma a seleção japonesa de karate e direção de Kagawa sensei (JKF).

Treinamento com bola de pilates, (uso esse treinamento para praticar o “Deai” em gyaku tsuki.

(Você pode encontrar mais vídeos no canal youtube  http://www.youtube.com/profile?user=sunliveorio&view=videos)

Alguns dos meus brinquedos:

Sandálias de ferro
Sandálias de ferro

Tekki Geta (sandálias de ferro) – Não é bem uma coisa que você irá encontrar em qualquer loja, mas se tiver a chance de comprar eu recomendo, apesar de poder ser substituída pelas tornozeleiras usadas hoje em dia, as sandálias de ferro preparam os tendões dos seus pés, pois você terá que usá-los para evitar que a geta saia voando em direção a TV da sala quando for treinar com elas, também deixa seus tornozelos e pés mais resistentes (vai doer menos quando seu mae geri preguiçoso pegar no joelho do colega ou seu mawashi geri acertar o bendito cotovelo do adversário).
O perigo está em como treinar com as geta, não deve chutar com velocidade, todo o movimento, desde princípio até o final dos chutes (seja ele qual for) deve ser praticado  lento, assim seu joelhos musculatura das pernas irão  agradecer.

Halteres de mão – esse sim você pode comprar nas lojas de esporte, costumo praticar kihon e kata com eles, melhora muito minha potência de golpes, uso  pesos de 2 kg para praticar kihon e kata e pesos de 5 kg para treinamentos de socos com pouca repetição.
Como todo treinamento de karate com pesos, NADA DE VELOCIDADE ou você vai perder um bom tempo na recuperação de uma lesão

Tornozeleiras como cinto
Tornozeleiras como cinto

Tornozeleiras -Bem essas eu não uso na forma como vocês conhecem, sempre quis praticar com pesos usando a velocidade, mas depois de uma baita dor nos joelhos desisti de correr, chutar e pular usando essas “benditas” nos tornozelos, foi dai que passei a usá-las nos quadris, como um cinto (junto 2 ou 3 tornozeleiras), assim o risco de lesão diminui (não some)  se usar um pouco mais de velocidade.
Uso muito  nos treinamentos de kihon, seu domínio do centro de gravidade melhora muito, suas pernas ficam mais fortes e sua velocidade de deslocamento de base aumenta com certeza.
O risco é que se não tomar a devida preocupação com a postura  sua coluna pode sofrer, use pouco peso.

Elásticos – preciso falar?!!
Riscos – Preciso falar?!!

Flexões de braço para desenvolver velocidade e potência (não reparem a bagunça da cozinha. hehehe)

Bola pilates e saco de areia
Bola pilates e saco de areia

Saco de areia – Esse acho que não preciso apresentar, mas tenho uma forma particular de treinar com ele, como a maioria das construções do Japão são de madeira (por conta dos terremotos), eu não tenho como pendurar o SANDOBAKU (saco de areia em japonês), e pendurar na varanda com um frio de 7º não é muito do meu agrado, então eu uso ele no chão, ta certo que chutes como mawashi geri, keage e kekomi não são possíves treinar, mas dessa forma é ótimo pra treinar ashibarai (no meu caso seria gedan mawashi geri), funciona muito bem, se não derrubar deixa pelo menos o colega mancando (rsrs).
Risco – use luvas caso for praticar socos assim ele dura mais e se for usá-lo para praticar ashibarai tome cuidado com os parafusos e cravos que sustentam as correntes (Ai meu pé!!).

Bola de pilates – É uma academia, serve até pra resfriado (brincadeira), mas a diversidade dessa nossa antiga conhecida na época de criança tem tantos benefícios que se for sita-los aqui  vou ter que escrever um livro, mas posso dizer algumas coisas, como o uso para abdominais, pois os riscos a coluna são mínimos, exercícios de equilíbrio, flexões de braço, treinamento de reação, alongamentos e etc.
Risco – cuidado para ela não estourar com você em cima, hehehe.

MAKIWARA, ah a makiwara!  – Serve pra bater, pra bater e bater um pouco mais, também serve pra dor de cabeça, estresse, preocupações, brigas conjugais, dificuldade financeira, estresse com kohais e picaretas do Orkut, laser  e passa-tempo enquanto a pipoca está estourando no fogão.

RISCOS – CUIDADO!  Os praticantes de ESPORTES e devotos do BUDO EVANGÉLICO devem tomar devida precaução para não estragar suas lindas mãozinhas e quebrar a unha enquanto auto-fragelar parte de seu corpo em um pedaço de madeira enrolada com corda! VOCÊ PODE MORRER!!

Mas tembém leve em consideração que independente da sua graduação ou tempo de treino, para começar a treinar com a makiwara você deve tomar uma atitude de iniciante, não comece com tudo, devagar e sem força, pois se pensar que 20 socos com 100% da força no primeiro dia é bom, esta enganado, irá somente machucar a mão e ficará sem poder continuar a rotina.

Comece aos poucos, sem pressa até adquirir intimidade com esse aparelho, dessa forma você só vai ter a ganhar.

O meu conhecimento sobre o que foi postado é puramente prático, pois não tenho nenhuma formação acadêmica, porém até agora não sofri nenhum tipo de lesão, claro que sempre respeite os limites e já treino desta forma a um certo tempo, mas um acompanhamento de uma pessoa experiênte no assunto seria o ideal para alguns exercícios mas complexos.

Acho que nos próximos postes vou falar mais sobre  formas de treinamento com esses aparelhos.

Abraços.

Oss!

42 comentários sobre “TREINANDO EM CASA

    1. Adrina , Oss!
      Muito obrigado pela força e por acessar o blog.
      Eu penso sim, em explicar cobre o treino da makiwara , desde sua construção, mas eu tenho antes que conseguir um espaço no novo apErtamento pata poder instalar uma, acredito que esse ano eu consigo isso , hehehe.
      E fique a vontade para dar dicas sobre o blog.
      Oss!

      Curtir

  1. Oss, Pinto san. Gostei muito desse treio focalizando o movimento do quadril. Como estou no Karate há só um ano e ainda muito “duro”, tenho tido certa dificuldade, principalmente no kihon. Vou treinar bastante em casa. Parabéns pelo amor que vc. mostra ao Karate e sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos. Meus parabéns, continue assim.
    Oss! Direto do Rio/RJ.

    Curtir

  2. Mto interessante, Pinto San. Boas instruções. Penso até em construir uma makiwara segundo seus métodos e começar uns treinos. hehe. Mas sou um Kwonwon, Taekwondo WTF. E todos sabem que socos não são lá o forte do estilo. Há mais alguma dica pra fortalecer os socos? =)
    Grato, e mt. Att.,

    Muzitano

    Curtir

  3. Parabéns, pelo site e pelos postes
    Gostei muito
    Vou começar Karatê
    e irei ganhar um saco de areia
    vou treinar de acordo com o seus postes

    Obrigado
    Abraços!!!

    Curtir

    1. Ruam, vou ficar te devendo essa explicação, pois além de não ter saco de areia no meu dojo, eu também não sou adepto dos treinos com ele.
      Mes seu eu conseguir algum sensei disposto a explicar algo sobre o assunto, com certeza postarei no blog.
      Oss!

      Curtir

  4. oss
    gostei muito do seu blog. e dificio achar um site que ensine como corrigir os menores detalhes. particularmente, gostei do post sobre o uso do solo e o pivo sobre o calcanhar. sempre treinei essa parte errado. meu sensei nao e dos melhores professores.
    gostaria de ver alguma coisa sobre a respiração. o quanto usar dela na defesa e nos ataques e contra-ataques.
    parabens por compartilhar seu conhecimento, valeu mesmo.

    oss!!!

    Curtir

  5. É muito importante ter uma pessoa que sabe buscar realmente o quer, continui com esse esforço pois a perseverança é a chave do sucesso.

    Curtir

  6. sensei eu sei que com esse treinamento nao vou me tornar um faixa preta pois eu nao sei todos os katas mas com esse treinamento eu posso me sair bem em um kumite numa competiçao? eu fiz 1 ano de karate

    Curtir

  7. Oss! Pinto San, como vai? Eu não entendi quando você falou sobre esportistas e quem pratica budo evangélico terem cuidado com as unhas. Você poderia me explicar?

    Abraço,

    Oss!

    Curtir

  8. me liga ou mande uma resposta quer fazer amor com migo? tou loca vem que vou deixar vc na cadeira de roda meu gostoso vou te dar dando que vou asar

    Curtir

  9. Boa tarde, meu nome é Ana Julia, sou faixa roxa de Karate Shotokan, e estava parada há 4 anos ]. Gostaria de parabeniza-lo pelo seu excelente trabalho e pela sua alma generosa, pois conheço muitos Faixas Pretas que não compartilham seus conhecimentos com os demais… O seu blog tem me ajudado muito nos meus treinos e servido de motivação para os mesmos. OSS!

    Curtir

  10. Oss,Pinto San

    Sou praticante de Karate Shotokan(23 anos) e gostei muito de seu blog e as dicas são excelentes.Aprovetei para treinar coforme suas orientações e valeu muito.

    Parabéns e felicidades!!!

    OSS!

    Curtir

  11. Estou começando no karate e gostaria de saber onde eu poderia comprar esses equipamentos.
    Os treinamentos citados aqui tem me ajudado muito vlw aguardo respostas.

    Curtir

    1. As geta’s ( tamanco de ferro) você talvez encontre no bairro da liberdade -SP. Os outros equipamentos vendem em qualquer loja de material esportivo. Oss!

      Curtir

  12. Só lembrando ao pessoal, qualquer treinamento com pesos nos braços e/ou pernas, deve ser feito com o mínimo de estiramento possível, para que suas artivulações não sofram muito.
    O blog é muito bom Pinto San, comprei meus pesos essa semana, conforme indicação do meu Sensei.
    Hoje me perguntaram se eu fazi karatê para que eu pude-se me defender nas ruas e aumentar minha auto confiança em realação a grandalhões e bandidos. Respondi que Karatê não é só luta, é um estilo de vida, ajuda muito em relação a pessoas mal intencionadas, mas não é para isso que foi criado e sim para ensinar-nos que “a verdadeira luta é aquela que nunca foi travada”.
    Oss!

    Curtir

  13. Meu nome é Alison Elione Viana Ferreira tenho 23 anos sou evangélioco, gostaria de saber se é errado um crente treinar artes marciais budistas?…

    Curtir

    1. Alison me desculpe, mas não sei te responder isso pois não sou evangélico nem budista. Acredito que seja melhor você procurar alguém que faça parte de alguma das duas religiões sitadas. Obrigado pela postagem e um abraço!

      Curtir

  14. Em 2007 Comecei a treinar Karatê Goju – Ryu, cometi uma fatalidade, fui para o Presidio, e la me tornei Evangélico, e graças a JESUS CRISTO, o Homem mais Poderoso do mundo luta por mim, JESUS CRISTO.

    Curtir

  15. Oss
    gostaria de saber se a post sobre algumas formas de alongamento se não houver vc poderia postar ae ajudaria muito nos chutes vlw esse blog tem me ajudado bastante
    Oss

    Curtir

  16. oss! meu nome é pedro tenho 36 anos ,sou faixa preta de karatê shotocan
    a minha maior dificuldade é escalar o que posso fazer ter esta uma boa abertura.
    fico muito grato pelo sua abilidade oss
    pedro alagoinhas bahia.

    Curtir

  17. Oss!

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, sensei. Os conteúdos do blog estão sendo de grande proveito.

    O Sr já treinou com thera band(Faixa elástica) para ganhar resistência e melhorar o condicionamento físico? Faço está pergunta pois já assisti os vídeos de treino com borracha para melhorar o giro do quadril.

    Caso tenha dúvida sobre o tipo da faixa elástica: http://www.mercur.com.br/produtos/visualizar/64/faixa-elastica-para-exercicios

    Oss!

    Curtir

  18. Pinto ninguem melhor do que vc para eu conversar sobre um assunto delicado…
    La vai..
    Para uma luta de ring, estilo k1, o karate treinado de forma tradicinal é indicado???
    Ou é necessario adaptacoes?
    O karate de forma tradional sei q é muito bom pra defesa pessoal, brigas de rua e tudo mais…
    Mas para enfrentar um atleta de full contato o que tem se ter em mente…
    Espero q me entenda.. Sou apaixonado por Karate e quero ele pra tudo ate pra beber agua….
    OSS

    Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s