OS BASTIDORES DA FPK – Oficial de Pernambuco

“No ano de 1967 chega ao Recife um japonês de nome Hayashi Kawamura o precursor de karate em Pernambuco, Kawamura teve uma grande idéia juntamente com um grupo de desportistas de Pernambuco de fundar a Federação Pernambucana de karate isso em 20 de setembro de 1982.”

Texto extraído do site da federação pernambucana de karate “OFICIAL”

Se algum pernambucano pensar em karate, com certeza ele se lembrará de Kawamura Hayashi sensei, um ícone da nossa comunidade karateka, não só pernambucana, mas como também nordestina, um homem que elevou o nome KARATE e JUDO através da luta, não com palavras, mas com atos, aceitando inúmeros desafios, colocando seu nome em “jogo“ em prol de um sonho e uma determinaçã. Hoje este homem é sem sombra de dúvidas um exemplo a ser seguido por muitos. Mas nem sempre as pessoas que cercam tais indivíduos são dignas de tal respeito. A história nos dá bons exemplos disso, “criaturas parasitas“ que vivem da bondade alheia, da fama e glória de verdadeiros exemplos, pensando somente em benefício próprio. É o que esta acontecendo hoje no nosso karate pernambucano (lamento), agora minha consciência foi incapaz de ignorar o atual estágio da situação, A VERDADE DEVE SER DITA!!

É impressionante meu amigo, as arbitrariedades cometidas pela atual diretoria da FPK, não somente no que se diz respeito as demais federações estaduais (rotuladas pelo presidente da FPK como clandestinas) mas também arbitrariedades contra seus próprios filiados, sim, ISSO É UM ABSURDO!

Ditador, é a melhor forma de se qualificar o senhor Luciano Beltrão, com o se suposto carisma para com os amigos, Beltrão se revela um homem arrogante, aterrorizador e perseguidor. Nas reuniões da FPK, sempre deixa claro que a primeira e última opinião é a dele, caso contrário você será perseguido ou ameaçado, (pasmem) pela “dupla dinâmica “ senhor Luciano e sua Glock (arma de fogo cujo o porte legal é duvidoso ). Por diversas vezes o presidente ameaçou karatekas (filiados ou não) em suas reuniões oficiais ou encontros casuais, inclusive foi autor de uma das cenas mais lamentáveis do karate pernambucano , de arma em punho o presidente impôs seu terror à um árbitro em uma competição da federação oficial, tudo por conta de um julgamento que ELE, o senhor Luciano, achou errôneo da parte do pobre árbitro.

Talvez presidir uma Federação esportiva não seja necessário ser um conhecedor da modalidade (apesar de que em minha opinião é importante conhecer a fundo o que se comanda), mas ser examinador, querer conhecer as regras de arbitragem mais do que um árbitro oficial, somente um praticante e profundo conhecedor da arte é que tem tal poder.

Agora eu pergunto ao senhor Luciano, qual o seu conhecimento sobre karate? Com quem você treinou? Onde esta os papeis que garantem sua graduação? Aliás, que graduação?

Segundo seu relato no site de relacionamentos (orkut) na comunidade CBK , o senhor afirma que ainda treina karate, mas a pergunta de muitos dos karatekas pernambucanos , até mesmo dentro da FPK, é com quem o senhor treinou e ainda treina?!

Talvez você que tem seu filho matriculado em um dojo (academia de A.M japonesas) ou você praticante dedicado não saiba, mas o senhor Luciano Beltrão, apesar de portar uma suposta carteira que o intitula 5º DAN (Grau) de karate, nunca praticou nossa arte, por que será? Imaginem você ter suas provas de um curso qualquer, corrigidas por uma pessoal que não tem o mínimo de conhecimento sobre tal curso, isso é o cúmulo do absurdo!

E ainda, a verdade dita por muitos é que o senhor criou uma espécie de “supletivo” dentro do karate, pois segundo sei agora é possível em um único exame, adquirir 2 graus, isso mesmo pessoal, 2 graus e claro, por um “precinho camarada”.

O senhor não tem vergonha de fazer isso e ainda se esconder atrás da figura do nosso respeitado Kawamura sensei?

Imagine você pai, mãe ou karateka, que esta participando de um evento ou acompanhando seu filho em um lugar dito seguro, e em um determinado momento, o organizador do evento saca uma arma por um motivo banal e ameaça um árbitro indefeso, seria mesmo seguro estar nesse local com suas crianças? Onde está o exemplo de líder, onde está o tão “decorado” dojokun (o lema de conduta do Karate), que muitos o citam, mas poucos o conhece e a minoria o pratica?

Para muitos o karate é uma arte de defesa pessoal completa, para outros trata-se de um esporte nobre mas todos concordam que a disciplina e atitudes corretas são atributos que nossa arte oferece à seus praticantes, infelizmente não é isso que presenciaram nesse evento.

Mas o buraco é mais profundo e tenebroso que parece ser, a “caça a seus filiados” , o terror imposto por ameaças e a omissão ainda que forçada) por parte da comunidade karateka que o cerca é mais absurda ainda, com certeza você deve estar se perguntando por que este indivíduo ainda continua em seu posto, ou por que não há denúncias nos órgãos competentes, ou por que há muito tempo não há eleições…a resposta é simples e conhecida por todos nós brasileiros: IMPUNIDADE e OMISSÃO PELO MEDO!

Aproveitando-se da sua posição perante os filiados, da situação financeira de muitos clubes e de muitos que sustentam suas famílias através do seu ofício como professores de karate, o senhor Luciano goza de sua tranquilidade, pois muitos preferem se conformar e esperar ansioso pelo dia do “chute inicial”!

Hoje, para seu filho ou aluno ser examinado para adquirir a segunda faixa do karate (amarela no caso do shotokan), ele terá que desembolsar aproximadamente R$95,00 (noventa e cinco reais) por um exame feito muitas vezes em sua própria academia e muitas vezes tendo o senhor Luciano na banca examinadora.

Mas outra coisa que me perturba, é para onde vai este dinheiro?

Em uma breve, porém calorosa conversa via Orkut na comunidade da CBK, o senhor Luciano fala do quanto é ovacionado por seus atletas e filiados por conta dos feitos de sua gestão, dentre tais feitos, ele cita a indicação de atletas pernambucanos para a seleção brasileira, dentre outras mais, porém estive presente no Mundial de Karate (WKF) em Tokyo e tive contato direto com a nossa seleção, não havia nenhum pernambucano da atual gestão da FPK (digo atleta), nem mesmo o seu filho, o Lucio Beltrão, atleta conhecido e premiado no nosso Estado esteve presente no mundial, inclusive conversando com os atletas brasileiros sobre a FPK, muitos me confidenciaram a forma como foram mal tratados pelo querido presidente no campeonato brasileiro sediado em Pernambuco, aquele mesmo campeonato que ele cita estufando seu peito de orgulho (mas escondendo a lama).

O fato de nomes como Lúcio Beltrão e outros estarem de fora do quadro da seleção é simples, falta de apoio (leia-se dinheiro), pois sabemos que o esporte ainda é amador, a dificuldade para custear a ida para eventos fora do estado (e até mesmo dentro) é penosa, porém acredito que 2 atletas seria algo irrisório para uma federação que cobra um valor de R$95,00 para um iniciado usar uma faixa amarela na cintura e possivelmente ter seu exame dirigido por um “João ninguém do karate“, isso sem falar no abuso do exame das demais graduações (muitos maiores) e taxas de filiações dos clubes, mas isso deixarei para o próximo capítulo.

Caro amigo professor, pais de alunos, que estão sendo enganados por esse “sabido” , considerem esse meu post como o “PONTAPÉ INICIAL”, tomem uma atitude, nós que já somos massacrados pela maioria de nossos governantes, nós que somos vítimas dos “sabidos e poderosos”, não nos deixemos ser vítimas de mais um “esperto“ que acredita que somos tão inocente ao ponto de deixar isso continuar…

Emita seu KIAI de mudança, vamos usar a determinação que aprendemos e desenvolvemos em nossos sofríveis treinos para mudar a situação do karate de nosso estado, pois o inimigo a ser enfrentado não é senhor Luciano Beltrão, mas sim o silêncio e o conformismo, o “sabido” é apenas mais um, vamos derrota-ló!

Ao senhor Luciano Beltrão, acredito que terá conhecimento deste meu poste, acredito que eu Pinto san (rotulado pelo senhor como GARI , hehehe) serei o seu maior pesadelo de hoje em diante, e que mais uma vez o senhor tentará convencer os seus com a velha pizza naquela tão conhecida pizzaria, onde o senhor descaradamente tenta comprar suas “ovações”, mas tenha certeza que a “cegueira“ causada por verdadeiros picaretas como o senhor, que se passa por professor de karate sem nunca ter sido, tem cura e o remédio eu farei questão de mostrar para todos.

A você amigo paciente, um forte abraço e fique na espera da próxima edição dos bastidores do karate Oficial de Pernambuco.

Oss!

Daniel Veríssimo Pinto 2º Dan

Pernambucano residente no Japão há 3 anos, filiado a Associação Japonesa de Karate (JKA)e a federação Internacional de Karate Tradicional (ITKF)

 

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 05/03/2009, em Os Bastidores do Karate Oficial de Pernambuco. Adicione o link aos favoritos. 59 Comentários.

  1. Daniel Batista

    parabens Pinto san pela coragem e determinação em desmascarar os verdadeiros picaretas clandestinos do karate que se escondem atras da denominação “oficial”ora bolas,todo o karate bem praticado é oficial e atitudes arbitrarias como essas desse picareta conterraneo seu repetem-se em outros estados tbem,infelizmente,é por isso que o karate agoniza no brasil.oss.

    Curtir

  2. Parabéns, suas palavras são completamente verdadeiras. Dr. Lúciano Beltrão é um ditador, mas nos os KARATECAS de PE vamos mostrar à ele a nossa força! Oss.

    Curtir

  3. voce é revoltado porque é clandestino e nosso presidente bota pra lascar em voces clandestinos.
    eu nunca ouvi falar em voce e pelo que sei voce é gari. você não sabe nada do karate oficial de pernambuco. os exames custam 95 mas os professores ficam com a metade e diretores e kawamura e outros professores que ensinam em projetos pagam bem menos que 40. quem ajuda a fpk é ajudado pelo nosso presidente.
    quando tiver coragem volta pra pernambuco e vem fazer uma visita na minha academia em gravata na rua floriano peixoto 64 no centro -gravatá.
    vai se esconder ai mais quantos anos? voce quer se promover aqui é? ta pra ser expulso dai é?
    nos ja sabemos quem passa as informações mentirosas pra voce. é uma pessoa que não filiada na fpk e mesmo assim os filiados daqui fizeram um abaixo assinado pra ela não participar de nenhum evento aqui na federação.

    wellington nunes magalhães
    faixa preta 3 dan e diretor d arbitragem da fpk.

    Curtir

    • rapaz o ladrãociano beltão deve estar comendo tua mãe pra vc ficar tão bravo com o pinto sam procura estudar karatê e sair das mentiras impostas pelo beltão e tira o pinto da boca a desculpa o trocadilho ok babaca…

      Curtir

    • Paraí, peraí.
      Vc acaba de assumir que seu digníssimo presidente chama outros atletas de “CLANDESTINOS” e isentiva que outros como você façam o mesmo!!!?? VOCÊ nunca ouviu falar em Daniel Sensei, mas sabe que ele é “GARÍ”??!! PQP!!!!
      VOCÊ admite que professores que participam de PROJETOS pagam menos??!!
      Você diz que um Karateca que vai treinar no Japão está SE ESCONDENDO??
      Caro sr. Wellington Nunes Magalhães, Faixa Preta 3º Dan, VOLTE PRA FAIXA BRANCA!!

      Curtir

      • ANderson. O Wellington foi expulso da federação pelo Luciano Beltrão. Motivo: O Wellington fundou uma federação de defesa pessoal, o dinehrio começou a entrar e o presidente Luciano achou qu edeveria receber “taxas” por isso . O Wellington não ceitou e foi expulso com sua trupe. O Gari tinha razão …. Obrigado pela defesa meu querido! Oss!

        Curtir

  4. PARABÉNS PELO POST!
    aleluia alguém teve a coragem de falar isso que estava guardado aqui no peito de todos nós!
    você está 100% apoiado.
    mais uma vez, parabéns!

    Curtir

  5. Getulio Taigen

    Não conheço pessoalmente o Sr Luciano, somente através de informações e, elas não são boas … achei válida a atitude do Pinto San, colocando o que pensa sobre esse sr. colocações como esta, são interessantes, dão a oportunidade a quem foi citado se defender.
    Aguardamos a palavra do Sr Luciano.

    Curtir

  6. Getúlio sensei e todos os caros colegas leitores.
    Seria ótimo o Sr Luciano aprensentar sua defesa, mas com certeza ele nao irá fazer .
    Atpe agora a única coisa que recebi da parte dos “capangas ” dele , foram ameças, as quais eu não dou nenhuma credibilidade, muita gente me conhece aqui e sabe que minha coragem não se limita ao teclado.
    Oss!
    Muito obrigado a todos vocês.

    Curtir

  7. Parabéns e obrigado pela luta

    Os comentários do Wellington, diretor de arbitragem da FPK são de valor insignificante. Ele é mais um “diretor” que se curva em troca de pequenas vantagens do presidente dele. Aliás o Wellington é o responsável para descaradamente favorecer o filho do presidente durante os eventos da FPK. Pelo que sabemos, ele foi processado por difamação por um presidente de outra federação do interior de Pernambuco. Quanto ao fato o Sr. Luciano Beltrão ajudar, basta conferir o calendário dos eventos da FPK desse ano para conferir que ninguém não quer organizar nada: o calendário regional desse ano se resume a 4 eventos cujo um está sendo realizado com subsídios do Estado. Por que razão ficar no prejuízo enquanto o presidente engorda o bolso?

    Curtir

  8. Victor Fonsêca

    É lamentável mesmo essa situação em nosso estado, recentemente pude presenciar a forma como são tratadas as pessoas por essa federação. O meu sensei, Luiz Carlos Soares da Silva, um dos fundadores da FPK, foi expulso da mesma sem um motivo justo, apenas por não concordar com as “decisões” do então presidente Luciano Beltrão.

    Curtir

  9. Antigamente existia uma profusão de torneios internos que as academias organizavam, oxigenando o cenário local e dando oportunidade para que os atletas disputassem varios torneios durante o ano, pagando taxas irrisórias. Atualmente o sr Luciano Beltrão monopoliza os torneios, EXTINGUIU os torneios internos substituindo-os pelos torneios ‘OPEN’ realizados pela FPK.

    Este ano só teremos 2 OPEN. Ou seja, um estado como pernambuco só vai realizar 2 torneios de karate. Pobre p não dizer miserável essa atitude mesquinha e egoista. Mas existe sim um motivo, toda a arrecadação das inscrições vão para o seu bolso. O que é feito desse dinheiro se no ano passado a FPK não enviou nenhum atleta para competir em campeonatos brasileiros?

    Parabéns ao post corajoso do Pinto San. Fique certo de que muitos aqui estão com vc.

    Curtir

  10. A resposta ao amigo é simples: todo dinheiro reunido durante o ano autoriza o Presidente da federação a viver, pois ele não tem outra ocupação. Uma solução para comprovar isso seria depor queixa contra a Federação Pernambucana de Karatê para exigir a apresentação de toda a contabilidade da entidade. Pois que dinheiro circula não tem duvida nenhuma.

    Existem leis contra difamação escreveu recentemente o filho do Sr Luciano Beltrão.

    Mas existem também leis das associacões e federações desportivas, bem como um estatuto do torcedor que estabelece normas de proteção e defesa do torcedor.

    O que é um torcedor nos termos desse estatuto? ” toda pessoa que aprecie, apóie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do País e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva”. Isso diz também respeito a Karatê…

    http://2009ronin.wordpress.com

    Curtir

  11. Pronto Pinto San… já tem mais um desafiante pra ti qndo passar aqui pelo Brasil de novo…

    Será que a gente fala pra esse cidadão que tu já encarou casca mais grossa que essa???

    (Me refiro aquele ultimo desafio via orkut)

    Ossu!!!

    Curtir

  12. Parabéns pinta san!!!!
    por sua coragem eu tbm soua karateca e sou do Rio Grande do Norte,ja tive a oprotunidade de conhecer o Sr.Luciano Beltrão em competições e ele e esse homen mesmo um “DITADOR”, espero q todos os amigos karatecas se juntem para colocar a verdade para q nossa arte continue a crecer pois nossa bela arte marcial não pode ser deixar levar por isso!!!

    o pÓrprio nome ja diz KARATE-DO “CAMINHO DAS MÃOS VAZIAS”

    UMA ARTE UMA VIDA

    Oss…

    Curtir

  13. com os seus comentarios da o maior rolo por aqui. Ta todo mundo falando disso. \otimo! Continua assim

    Curtir

  14. mandacaru do tacaruna

    Oxe! Ta na maior bagunça aqui! Menino! O disse me disse ta pior que a perna cabeluda! Até os dentes do sensei Kawamura cairam! Vixe Maria! Sera que o Luciano Beltrão já virou bicho papão? Ya poi! Vai dar um rolo da gota essa historia, acredite! oss

    Curtir

  15. “voce é revoltado porque é clandestino e nosso presidente bota pra lascar em voces clandestinos” Porque ele não bota também pra “lascar” em oficiais e em presidente de federações afiliadas na CBK mas que participam e arbitram durante competicões de outras federações?

    ver no blog do Ronin: http://2009ronin.wordpress.com/2009/03/09/agora-meu-oficial-e-clandestino/

    Curtir

  16. Força do karatê

    Parabenizo a todos que estão apoiando essa causa contra o “presidente – ditador” Sr. Luciano, esse cidadão é realmente autoritário e arrogante.
    Ele acha que esta acima do bem e do mal, mas eh bom alguém lembrar a ele, que vivemos numa democracia, e demo siginifica (povo) e cracia (governo/poder), ou seja, o povo detém o poder, o poder é do povo, e somente o povo pode eleger, permitir que se permaneça ou DESTITUIR esse cidadão.
    Ta na hora de convocar uma assembléia e solicitar uma votação para ver se no voto, colocamos esse “sangue suga” fora da presidencia da Federal Pernambuca de karatê.
    Vamos faixas pretas, vamos se reunir, vamos comprar essa briga, vamos apoiar essa causa, vamos nos mobilizar, juntos, através dos meios legais, Ministerio Publico, Defensória Pública, vamos formalizar uma denuncia contra os desmandos desse cidadão, vamos solicitar uma auditoria, verificar balancentes, declaração de IR, e etc…

    Luciano … um recado:

    “A casa vai cair pra você”.

    Curtir

  17. silverdasilva

    O colega ‘força do karate’ não é vidente nem tem bola de cristal. Mas a lama em que está se afogando a FPK de sr Luciano Beltrão não deixa margem de dúvida quanto ao futuro de seu mandato. Consigo visualizar nuvens pretas e carregadas, raios e trovões no clima da FPK neste ano de 2009..

    Curtir

  18. eu nao sei se e verdade mais se for isso e uma vergonha para o karate nacional e para pernambuco pois um homen tao serio feito o senhor luciano nao teria coragem de fazer isso com sua proria federaçao por quem tem tanto orgulho e amor.senhor presidente tenho certeza que o senhor ira resolvertudo isso com dignidade e sabedoria.todo mundo tem o direito de se defender.

    Curtir

  19. senhor presidente todos nos estamos esperando algo em sua defesa,sera mesmo que tudo isso e mesmo verdade.se for me desculpe mais o sensei pinto san tem razao.kd os atletas que o senhor tanto fala na seleçao brasileira,sonhos de viagens para ca para la onde esta a sede da federaçao que o sehor tanto ama,alguns de seus atletas ja estao consados de promessas e ilusoes.vamos cair na real se realmente tem algum atleta capaz de chegar na seleçao mostre-o para todos pois ate agora nao vimos nenhum.esperamos que o senhor tenha resposta para tudo isso que esta acontecendo.

    Curtir

  20. Mais um Anonimo

    Tenho visto essa discussão mas já deu pra notar nos blogs, orkuts, encontros, rodas de conversa, que as pessoas de Pernambuco estão confundindo muito as coisas, essa insatisfação não é contra a federação pernambucana, muito menos contra o karate ou cbk ou wkf… não… é contra os desmandos e agressões praticados em nome de uma visao pessoal e nepotista do atual presidente. Simples… usar isso para desmoralizar os críticos como “opositores do karate” ou “traíras” ou “inimigos do karate” é uma estupidez sem tamanho, fica óbvio que é desespero ou desinformação, pra não falar burrice mesmo…

    Leiam com atenção: quem quer que esteja a frente da federação, mesmo que seja o Sr. Luciano, se estiver fazendo um bom trabalho, cumprindo com a legislação, prestando contas e por que não recebendo até ajuda de custo por isso, não estaria fazendo nada mais do que a obrigação, e certamente não estaria sendo questionado ou criticado por muitos karatecas do estado de PE…

    que fique bem claro, pois as vezes isso é confundido ou usado como propaganda negativa pelo Sr. Luciano e outras pessoas que não estão entendo bem ainda e caem na historinha propagandeada por ele, se defendendo do indefensável. Antes de sair em defesa incondicional do Sr. Luciano, as pessoas próximas a ele devem analisar friamente, cuidadosamente, pois muitas vezes não são culpadas pelo que ocorre, apenas são enganadas e manipuladas. Acordem !

    seja lá quem for que entre na federacao, Luciano ou não, se não trabalhar com transparencia e honestidade, sem agredir pessoas nem impor opiniões, vai ser combatido do mesmo modo… é ridículo pensar diferente…

    pelo que entendi, e nem precisei pensar muito pra isso, as pessoas em Pernambuco não querem acabar com a federação, nem muito menos sair dela e sim querem que o Sr. Luciano saia da presidencia, e leve com ele as ameaças, desmandos e oportunismos.

    E quem está feliz com ele, ou é por conivencia, engano, ou por desinformação, como já falei… Será que ninguém vê que isso é extremamente prejudicial ao karate de PE ? Será que o Sr. Edgar não vê que o Sr. Luciano é uma propaganda negativíssima para a CBK ? que está perdendo várias pessoas de peso com isso ? que o que ele faz de bom não é mais do que a obrigação dele e ainda assim é muito pouco para o que poderia ser feito ?

    a prova disso é que o sensei Kavamura chegou ao seu limite, teve que se manifestar públicamente sobre isso, e olha que não é de hoje a insatisfação dele (nem da maioria dos professores de PE) e tenho certeza absoluta que se o Sr. Luciano deixar o cargo e se afastar permanentemente dessa politicalha que ele prega, o Sensei Kawamura volta no outro dia para a federação. Desde que a pessoa que substitua o Sr. Luciano, não repita nenhum dos comportamentos que tanto envergonham o estado de PE perante a CBK e outros estados.

    Abraço,
    do seu amigo, Anonimo Medroso, estupefato com a passividade dos karatecas de pernambuco e a permissividade da CBK quanto a isso.

    Curtir

  21. quero dizer que a atitude de Pin San, surtiu muito efeito em PE, pois o nosso sensei Kawamura acaba de abandonar a FPK.

    vejam o blog da associação Kawamura.

    http://kawamura-dojo.com/

    Curtir

  22. Pinto San
    vc falou Todo Sobre uma pessoa chamada Luciano Beltrão Não conheço muito dele … Mas sei que meu sensei era filiado a ele pois quando tinha campeonato aqui ele sempre vinha pega o dinheiro dele … e sempre meu sensei pagando todo pra ele ate hotel e queria ainda mas que ele arrumasse mulher ver ser poder ..
    Será que luciano Sabe fazer um Heian Shodan

    Curtir

  23. karate é único

    Dizem que o nevel das federações interestilos é fraco e um monte de asneiras sem fundamento. primeiro como o nivel é tão baixo se os professores das interestilos são todos provenientes da fpk. A maioria dos sensei que conheço todos foram de lá e que por motivos politicos se debandaram. O que o Pinto san fala é a pura verdade. também fiz parte desta federação e fui cabeça dura durante muitos anos. oss!!

    Curtir

  24. Ministério Publico nele!!!

    Curtir

  25. karateca salgueiro

    aquela federação, não presta deveria ser deletada, o mestre kaeamura fez bem ter saido.
    oss.

    Curtir

  26. Tem mais picareta em Pernambuco, além do Sr.Beltrão, temos o Sr.Osvaldo Cané de Olinda, o qual intitula-se 10º dan de karate shotokan, o mesmo sendo presidente da CNK (confederação nacional de karate), distribui dans a torto e a direito como se fosse balinha para crianças. Realmente o karate de Pernambuco, me perdoem os karatecas sérios, mas está em estado terminal.

    Curtir

  27. xavier henri baudequin

    O karatê de Pernambuco não esta unicamente feito pelos professores ou falsos mestres mas também pelos praticantes ou seguidores deles. Se não fosse dado olhos nem orelhas para vigaristas como os mesmos poderiam prosperar? Não tem causas sem efeitos nem o contrario… A verdade é que muitos procuram o mais facil e o mais rapido… O famoso canto das sereias…

    Curtir

  28. Caros amigos e irmãos do karate, admiro muito aqueles que fazem um trabalho sério com o karate,mas rejeito todos aqueles que não sabem o que é karate, e sai vendendo certificados de altas graduações como de 6º Dan para um aluno de 3º dan. E quem fez isso? Um irresponsavél conhecido como “professor” CANÉ.
    Isso é um fato verídico,e foi para um ex aluno meu.

    Curtir

  29. o prof cané e o luiz beltrão …não sabem o que é karate,perderam a noção das coisas… o cané dá graduação até os cachorros e isso faz com que caia o karate dos fazem de verdade…infelizmente meus irmãos karatecas,hoje esta assim…

    Curtir

  30. Infelizmente por aqui em Recife é assim,todos ficam esperando alguém tomar alguma atitude para depois…!É
    a pura verdade o que PInto San descreve.

    Curtir

  31. Pelo amor de Deus parem de envolver o nome do Sensei Kawamura nesse mar de lama que os homens do karatê de Pernambuco se engalfinham.Sensei Kawamura é uma entidade e deviam estar discutindo sua canonização,ele não tem culpa dos rumos que aalunos ou ex-alunos seus tomam.Ele é democrático ao ponto de aceitar o ponto de vista do outro e isso é próprio dos Deuses e Semi-Deuses.Me respondam então uma questão que aprendi na segunda semana de aprendizado com o caríssimo Sensei Kawamura,que continua com os dentes e a dignidade ainda inabaláveis, e que ladrem os cães…Sim mais me respondam :_”Quem será capaz de percorrer o caminho e nem chegar ao seu final sem a ajuda de um mestre”?
    Respeitem Sensei Kawamura,que acham que são para se imiscuírem entre ele e essa sujeira.Gente suja de comentários sujos e aproveitem pra me responderem outra questão:”Quem é o alvo?Quem é a flecha?Quem é o tiro?Quem é a arma?…..questiono mais????????????
    Abraço e as pessoas sérias do Karatê de Pernambuco esperam que as coisas se resolvam com mais uma lição do Zen:”Qual o preço da flecha e do arco?”Já imaginaqram o qto devem a sensei Kawamura?Me respondam essa?

    Curtir

  32. è a mais pura verdade, tudo o que foi dito pelo Pinto San. até pessoas que praticam outrasartes sabem dessa putaria toda aí em pernambuco por causa desse fulano aí, o tal presidente… mas é bom o resto do país abrir o olho… na paraíba também tem uns espertinhos…

    A CBK é cega é? puta que pariu….

    Desculpem a linguagem… é que é indignante!!!

    Curtir

  33. Parabens Pinto San.
    O interessante disso tudo é notar que ainda existem muto puxa-sacos do outro lado…..
    Mas uma hora dessas isso acaba.
    Pra erva daninha tem-se que usar VENENO.

    Curtir

  34. joao filho.

    oss!! caros amigos, mensagens enviadas para meu orkut e de alunos no nome do sr Luciano Beltrão dizia que aqui em petrolina só existia uma academia de karate oficia. a de um amigo do mesmo; eu estou recebendo convite para ministrar aulas e não tenho mais condiçoes de atender as prospostas essa foi minha resposta; João Filho 2º dan karate shorin ryu do saudoso mestre shinzato oss.

    Curtir

  35. Ainda bem que essa fase passou e ainda bem que o RESPEITADO MESTRE KAWAMURA saiu dessa parafernalha…Kawamura é admirado por tudo que fez pelas artes marciais em Pernambuco, respeitado POR LUTADORES DE VERDADE, era um cara que colocava o dele na reta e conseguiu respeito por isso…Não precisa de ”Karate Oficial”…

    Parabén Pinto San.

    Curtir

  36. R$ 95,00? só isso? rsrs aqui na FKERJ tem mestre que cobra 25% do salário mínimo pelos exames de faixa amarela e vermelha.

    Mas como por aqui no “Karatê olímpico oficial” só têm panelinha e bajuladores, ninguém ousa criticar a postura de alguns mestres pelo fato de serem “ícones” do Karatê brasileiro.”

    Considero justo um mesre ganhar bem, mas cobrar valores astronômicos até em projetos sociais e prédios governamentais aonde deveria ser dada a a oportunidade de todas as classes sociais desfrutarem do Karatê? não é querer simplsmente encher a carteira de grana até ela estourar?

    Divertido é observar a saga desses mestres ligados a CBK, que passam a vida fofocando pela internet e falando mal de todas as instituições de Karatê no Brasil e até do exterior, mas não soltam um piu para levantar críticas à sua própria entidade a qual infelizmente está cheia de escândalos!

    Depois do último acontecido no PAN, as entidades “clandestinas” pasaram a ser muito mais interessantes e convidativas para filiar meus alunos.
    Por um Karatê mais digno. Chega de bandidagens, abusos e bajuladores!

    Curtir

  37. Renato Sensei

    Oss.

    Seu novo site ficou ótimo. Alegra-me ver que não desistiu de postar na internet.

    Parabéns pelo esforço e perseverança.

    Quanto ao tópico, concordo que a CBK já deu o que podia para o Karatê no Brasil; para que a mesma evoluísse, seria necessário sangue novo, espírito novo e uma nova visão.

    Infelizmente seus gestores estão acomodados, não cedem espaço para novos administradores, e ainda perseguem uma certa confederação que avança no Karatê esportivo.

    Renato Sensei.

    Oss.

    Curtir

  38. Espinhela Sensei

    Sou 3º Dan pela Federação Pernambucana de Karatê e Cultura (FPKC), se é verdade o que o Pinto San fala, isso é um absurdo, acho que os filiados devam procurar outra federação, Karatê nunca foi Oficial, é Amador.

    Curtir

  39. Sou 2º Dan Shotokan pela Fkerj no Rio e ha um ano resido em Recife. Estou treinando com um grupo da Interestilos, muito Bom por sinal, Realmente não consegui encontra ninguém ligado a FPK/CBK com quem tivesse confiança de treinar, acho que a bagunça é realmente muito grande.
    Porém quero defender a Fkerj. O Rio é um dos Estados que vem ha muito tempo tentando desafiar os desmandos da CBK e por isto tem sido constantemente discriminada.
    O Rio é um dos estados onde existe maior integração entre as diferentes Federações. Cansei de ver Campeonatos da Fkerj, onde associações da Interestilos eram convidadas a participar (e participavam), além das diversas associações do Goju, Wado e Shorin, pois a Fkerj não é só Shotokan. Infelizmente só o Karate Tradicional se mantinha distante, mas sem grandes brigas. Cada um no seu espaço.
    Não estou defendendo a Fkerj como um todo, pois acho que a atual gestão é muito tímida em vários assuntos e atualmente meio que cansou de brigar com a CBK. Pode ser que um ou outro Sensei cobre absurdos nos exames, mas não é a prática, pois a atual gestão da Fkerj, deixa a cargo das associações os exames de Dangai e só os exames de preta são feitos pela Fkerj.
    Pinto San, parabéns pelo site, que acompanho faz anos. Não concordo com tudo, mas é um excelente canal de divulgação de nossa arte.

    Oss.

    Curtir

  40. Vale Tudo Paraiba.

    Conheci Kawamura nos tempos do Vale Tudo, conheci não só ele como todos os lutadores do passado. Kawamura foi um grande lutador de Jiu-Jitsu(lutou muito aqui na Paraíba) e passou seus conhecimentos para grandes lutadores, além de ser um gentleman(eu o conheci pessoalmente)….Fez nome no como professor de Karate também…Uma pena que desrespeitaram esse grande mestre. E foi muito bom conhecer o blog…

    Curtir

    • Judo Tradicional.

      Kawamura NUNCA FOI LUTADOR DE JIU-JITSU….Aliás, Conde Koma, Kimura, Takeo Yano, Kato, Irmãos Ono e etc nunca foram lutadores de Jiu-Jitsu….TUDINHO AÍ LUTAVAM JUDO!

      Abraço.

      Curtir

  41. Franz Quiroz | São Paulo-SP

    triste e desestimulante saber este tipo de coisa sobre o Karate.

    Curtir

  42. oss e triste saber isso do nosso karate pernanbucano se deus quiser isso vai mudar

    Curtir

  43. Mudando de assunto,peço ajuda de algum de vcs.
    Alguem de vcs conhece ou já ouviu falar da FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE KARATÊ CHUKOKAI?
    Agradeço muito pela resposta

    Curtir

  44. já te enviei um email.obg

    Curtir

  1. Pingback: O bicho é de duas cabeças… « RONIN

  2. Pingback: Quando o desespero e a covardia andam de mãos dadas « Garis do Karate

  3. Pingback: A valsa nas graduações 3 e fim « BUBISHI

  4. Pingback: BUBISHI » Garis do Karatê ? Mais que nunca!!!

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: