Meu poste hoje será curto , mas achei importante passar isso para você. O poder da mente é fascinante e desconhecido por muitos , mas uma coisa a humanidade sabe, a mente “falha”, nos deixa na mão quando mais precisamos, leva nossas lembranças tão facilmente que chegamos a pensar que nunca tivemos tais recordações. Acho que foi partindo disso que a humanidade resolveu catalogar todas as suas lembranças (história, arte, conhecimento , cultura, etc) como forma de contornar o “poder do esquecimento”, manuscritos em pergaminhos, livros , fitas magnéticas, disckets, CD’s e toda a parafernalha que vemos na nossa frente neste exato momento enquanto lemos este poste. Você faz o mesmo!? No ano de 2001, em um curso de karate, me perguntaram se eu tinha um livro de karate , nesse momento eu vasculhei a minha tão “falha mente” e respondi de imediato SIM!!!
A segunda pergunta foi mais estranha . – Como é seu livro de karate ?! Como é?! Como assim!? Talvez por se tratar de um japonês falando um português com um sotaque pesado ou talvez nós não estivéssemos falando do mesmo assunto, mas como eu tinha sido o único a ser indagado, estufei o peito e citei meia dúzia de livros de karate que eu julgava importante, até que fui interrompido . – Nô, nô, nô! pergunto do seu “rivuro”,ô você nô “escureve” o que você “apurende”? Só me restou baixar a cabeça e escutar o sermão de Machida sensei , depois de me tratar pelo carinhoso adjetivo de “besta” com aquele sotaque engraçado. Ele mostrou a importância de ter sua biblioteca de conhecimento, tudo que você aprendeu deve ser registrado não só na mente, mas de outra forma que ajude na hora que o seu “HD” cerebral mostre “uma tela azul”.
Machida sensei falou que ele tinha “seu livro de karate”, um diário onde ele anotava o que aprendeu , suas descobertas e seus “causos”. A princípio eu achei que seria demais para mim, um mero “mortal do karate” ter meu livro , mas pensei por que não ? Pois eu também aprendia um pouco a cada dia, e por diversas vezes fiquei preso a um movimento errado ou uma forma errada por conta da falta de memória , pois eu tinha tudo aquilo que estava fazendo em minha cabeça, mas só não sabia onde tinha guardado, como acontece no meu quarto quando estou procurando aquelas malditas pilhas palitos que comprei para essa porcaria de teclado que insiste em falhar! RAIOS ! (socando o teclado como se fosse a makiwara). Passei desde então a escrever o que eu achava importante e que poderia esquecer com os anos, mesmo que meus sempai achasse aquilo muita presunção de minha parte , um simples faixa marrom ter um diário de técnicas de karate. Bem , hoje eu estou feliz por não ter dado ouvidos a eles. Mas somente aqui no Japão eu passei a escrever tudo no meu livro de karate, o meu “querido diário” hehehe,a experiência é ótima, ainda mais quando você o folheia à procura daquele detalhe esquecido e acaba impressionado com a quantidade de coisas que você aprendeu e esqueceu.
Claro que existem muitos livros de qualidade, varias fontes onde você pode recorrer e outros meios de informações sobre esse assunto,a internet é uma delas (cuidado com o que encontra por ai ), mas ter uma fonte feita por você, que atende as suas necessidades, com uma linguagem de fácil entendimento já que o próprio autor é o principal leitor, isso nem o MASTER CARD paga!
Escreva sua história também.
Abraços.
Oss!
Pinto-san:
Parabéns pelo blog e muito obrigado por compartilhar ótimas dicas de treino e muitas informações úteis, a todos os karatecas!
Que em breve dê tudo certo aí no Japão e vc possa ser um dos mais novos instrutores oficiais da JKA!
Abraço
OSS!
CurtirCurtir
MARAVILHOSO, COMO POSO ADQUIRILO.
CurtirCurtir
quero aprender a lutar karater e ser bom como o senhor deixo um forte abraço
CurtirCurtir
OSS meu brother! Cara, comentando um post antigo seu. Estou com essa idéia de fazer esse meio que diário e tal, mas sabe como é, sou Analista de Sistemas e penso logo em criar um sistema para isso, mas eu também sou Old School então gostaria de escrever mesmo, mas por incrível que pareça eu não sei por onde começar, o que escrever e o pior de tudo, como organizar isso tudo. Vc tem alguma dica, um exemplo do seu prório livro, sei lá. Toda ajuda é bem vinda.
Desde já agradeço a sua ajuda.
OSSSS.
CurtirCurtir
Hum! É uma idéia boa. Vou trabalhar num ” tutorial” baseado no meu livro e posto . Só me dá um tempo pra isso. Por enquanto vá escrevendo as técnicas que atualmente vc está fazendo bem, anote todos os detalhe, a forma d etreino que vc usou para desenvolver e lapidar ela, os pontos importantes (aqueles detalhestipo, um pé que gira antes de aplicar, uma mão que avança antes do golpe, essas coisas assim). E sempre leve ele para os cursos que vc for. Oss!
CurtirCurtir
eu gostaria de comprar o eu livro.como posso adquirir?. oss
CurtirCurtir
ainda não conheço á sua obra.
CurtirCurtir
Eu não tenho um livro.
CurtirCurtir
ja podia tar noseg ou terc dâmas faz 16 anos qwe parei tive qwe cuidar a mae . vou batalhar o primeiro dâ.oss!
CurtirCurtir