TREINAMENTO COM BORRACHAS – (ELÁSTICOS) – 1º PARTE

Foi há mais de 10 anos que conheci o treinamento com as borrachas ( em geral camera de ar de pneus) , o primeiro contato foi ainda na faixa vermelha através do meu primeiro sensei , lembro que foi um treino sem muita importância, já que o que eu queria mesmo era sair na porrada nos treinos de kumite , treinamento que não fosse com contato não me agradava muito .

Mas foi em uma competição em Maceió-AL, quando assisti uma palestra sobre formas de treinamento para atletas de karate, que tomei o conhecimento maior sobre os treinos com as borrachas, o ministrante, Enobaldo Ataide , com sua explicação mais detalhada, me fez despertar o interesse e desde então sempre treino desta forma e confesso a vocês que o “troço“ é bom!
Na medida que ia treinando , comecei a ver as possibilidades de novas formas , que para mim deram resultados satisfatórios. Velocidade, força e potência podem ser adquiridas com os treinamentos, a imaginação é importante mas o limite deve ser respeitado.

Deixo bem claro que não sou formado em Ed.Física, meu conhecimento sobre esse assunto é mínimo e que o assunto aqui postado é puramente para abrir a cabeça com novas possibilidades e não para ensinar a ninguém via internet, por que KARATE SEM MESTRE NÃO EXISTE!

A primeira coisa que devemos lembrar é um bordão de um poeta da minha terra Pernambuco , ele é simples de decorar :

TUDO DEMAIS É VENENO!

Conhecendo esse ditado , podemos continuar !

A segunda regra é ter em mãos (claro) , uma borracha com a tensão apropriada para o treinamento, levando em questão o que vai treinar, o tempo de treino e experiência , ou seja , se você esta pensando em usar uma borracha que mais parece um cabo de aço do tipo usado em guindastes, achando que vai virar um ninja da noite para o dia, ESQUEÇA!!

Uma das partes mais importantes à ser treinada na minha opinião é quadril, um quadril forte , com um giro potente é fundamental para qualquer arte marcial , a função do giro do quadril é potencializar ainda mais a força extraida do solo e empregada nos golpes, quanto mais rápidos e fortes forem os músculos desta região e os músculos responsáveis pela movimentação dela , mas potentes serão seus golpes.
Não é preciso falar que o treinamento de kihon e de kata são fundamentais para um bom giro de quadril, porém , quanto mais o tempo passa, menos os karateka de hoje dão importâcia a esses treinos básicos, mas isso não vem ao caso.

Depois de uma seção de aquecimento básico de karate , eu costumo fazer um tipo de aquecimento para “soltar” a cintura que meu sensei sempre usa no começo dos treinamentos para os graduados , no último curso que participei ministrado por Naka sensei , ele demostrou um treinamento similar , porém um pouco mais complicado e na minha opinião ótimo também.

Os videos a seguir mostram o aquecimento .

Em seguida em posição de zenkutsudachi ( base mais usado no shotokan), para começar faremos somente o giro do quadril e logo após executando com seiken (soco).

Essas seções são feitas no inicio do nosos treinamento dos graduados do Mikatabara Dojo, axistem outras mas isso deixaremos para outra oportunidade.

Agora vamos ao que interessa , a borracha , a principio mostrarei somente o que eu considero basico .

Alguns intens devem ser considerados antes de tudo :

  1. – A tensão da borracha – evite usar uma borracha com pressão exagerada no começo , pois pode levar à lesões, e o que seria para ajudar pode acabar atrapalhando , use uma câmara de ar de pneus de bicicleta , cortava ao meio .
  2. – Sem exageros , não precisa passar o dia todo fazendo isso , por que não vai dar resutado,10 repetições com cada perna é o suficiente para começar sem risco de lesões, com a pratica , podemos aumentar o número de repetições, mas que tenha como o máximo 30.
  3. – Antes de tudo , o KIHON praticado no dojo é a base para qualquer treinamento do karate dito “tradicional”, também conhecido por “karate budo”, sem a prática do kihon NADA FEITO!

O primeiro video mostra o giro do quadril na forma de ataque, com a cintura a partir de hanmi (lateral) finalizando o golpe em shomem (frontal).

O segundo vídeo mostra o giro lateral , usado geralmente nas defesas, com a cintura em shomem (frontal), giramos para hanmi( lateral)

.

Não levem em consideração a narração dos videos, não nasci pra locutor , hehehe!

Espero que tenha ajudado em alguma coisa, e deixando claro que a supervisão do seu sensei é muito importante , experiencia deve ser respeitada e mais uma vez repito , manual de karate sem mestre NÃO EXISTE!

Até mais.

Oss!

Existem no mercado elásticos específicos para a prática de exercícios e com vários graus de tensão, para quem estiver disposto a investir uma grana à mais vale a pena .

Sobre Pinto San

Estudante de karate há quase 20 anos, amante da cultura japonesa desde os 8 anos de idade e viciado em lámem. Casado com Priscilla Pinto ( filha de japonês), decidimos vir para o Japão pra levantar uma grana trabalhando nas terríveis fábricas japonesas, e treinar muito karate. Treino em um pequeno Dojo no interior do Japão, mas todos os anos em embarco em aventuras pelo país/ilha, procurando os melhores dojo de shotokan para aprender mais karate. Meu objetivo é simples, ser o melhor karateka do mundo! Claro que isso é impossível, mas no fim das contas o mais importante mesmo é a jornada.

Publicado em 24/02/2009, em Treinamentos. Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. muito boa suas dicas sensei..Oss!

    Curtir

  2. esta de parabens ! pela iniciativa de colocar este treinamento para os interessados em se aperfeissoar…
    OSS!

    Curtir

  3. william cabral

    Caro colega não estou conseguindo abrir os vídeos com treinamentos com borracas, vc tem como enviar pro meu e-mail. Daniel, amigo sou aluno do sensei Alves de Natal, já tenhos as borrachas e estou precisando de treinamentos espercíficos. Oss!!!

    Curtir

  4. Marco Praça

    Parabéns Daniel.
    Forte abraço
    Marco.

    Curtir

  5. Esse negócio de rebolar é coisa de fresco. rs, rs.No brasil, era o garanhão, no japão um viadão, rs.rs….

    Curtir

  6. João Marcos

    eu moro em Graccho Cardoso-SE
    pratico karatê shorin-ryu a 1 ano estou na faixa amarela
    fui pro meu primeiro torneio Sergipano o ano passado e vencí no katá e na luta mas eu n deixei de treinar achando q já era bom ao contrário eu fui mais estimulado
    a treinar e pretendo ficar mais forte a cada treino prócimo vai haver a taça shorin-ryu e vai ter lutador de varios estados,estou me preparando muito.

    eu nunca tinha visto esse treino das borrachas
    apartir da prócima semana eu começo a fazer isso em casa
    é isso aí vamos ao treino!

    flw

    Curtir

  7. Parabens pelos videos, sou inciciante em Karate e achei sua explicações muito valiosas, meu sensei sabe muito, mas sua didatica é fraca, sua explicações sobre os movimentos de quadril estão me ajudando a melhorar meus golpes.

    Vlw

    Curtir

  8. Hoy Sensey eu so do argentina porto iguazu vc conose o profesor Alfredo Meireles?

    Curtir

  9. gilberto sales

    parabens gostei muito dos das suas explicaçoes pratico karate alguns anos e pelo visto ainda tenho muito a aprender ainda vlwww !!!!!

    Curtir

  10. Eu posso improvisar uma borracha usando câmeras de ar de pneus?

    Curtir

    • Pode sim Kaka, eu usava camera de ar de pneus. Mas tem que corta-la para conseguir a tensão ideal, que não prejudique suas articulações futuramente.

      Curtir

  11. Sempre claro e objetivo! Obrigado sensei, obrigado por ajudar um humilde faixa amarela que está com muito gás para treinar!!! vlw mesmo.

    Curtir

  12. Muito bom pinto eu comecei a fazer karate a duas semanas e esses videos me ajudaram muito vlw

    Curtir

  13. Quero parabenizá-lo pelo site e todo
    material publicado.
    Oss.

    Curtir

  14. Ricardo Costa

    Sansei parabéns pelo site,muito bom seus treinos.
    Sou Karateca terceiro dan de shotocan karate-do e com esses treinos eu vejo aqueles treinos tradicionais que infelizmente o Karate esportivo dexou de lado.
    Parabéns.OSS!!!
    Ricardo Costa.

    Curtir

  15. Bruno Leite

    Muito bons os Vídeos, Pinto San! Os treinos com borracha parecem ser bem eficazes desta maneira que vc mostra. O novo corpo do blog tb ficou muito legal! Parabéns!

    Curtir

  16. Orlando A. Pnto

    Oss..! Sensei
    Gostei muito
    Obrigado
    Oss..!

    Curtir

  17. Adoro seus Videos
    !

    Curtir

  18. Pinto Sensei, quanto à câmara de ar de bicicleta, o número do aro que eu for utilizar não altera muito quanto à pressão que a borracha irá proporcionar no treino? Obrigado!

    Curtir

    • Olá Léo , como vai? Eu sempre usei camara de aro 24 , que para mim ficava a pressão ideal . Mas isso depende de cada um, se vc tiver 180 cm e pesar 90 quilos, com certeza vai precisar de mais pressão , e se tiver 160 com 50 quilos , vai ser o contrario. O bom é medir pelo número de repetições , se conseguir fazer 30 se ficar muita pressão ao ponto de não conseguir esticar todo o braço nas ultimas repetições, é melhor diminuir a pressão. Ou vc pode comprar os elásticos que existem no mercado, que tem em 3 tensões diferentes. Qualquer coisa é só falar. Oss !

      Curtir

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: