
É de conhecimento da maioria que desde o inicio da introdução do karate no quadro olímpico (ainda não está nas olimpíadas) ouve se falar de oficiais,clandestinos e picaretas, e de fato esses adjetivos podem sim ser atribuídos a algumas pseudo-federações de nossa amada arte , também é de conhecimento da maioria de que umas das coisas mais fáceis em nosso país é a forma de se fundar e legalizar uma nova “FEDERAÇÃO”, graças a lei Zico Art.217 da CF, Lei n° 8672/93, Dec. n° 981/93.
Bem concluímos que perante a lei realmente a suposta federação é legalizada OFICIALMENTE, mas quanto a sua procedência?
Perguntas que devem ser feitas, detalhes que devem ser levados em consideração:
De onde vem o estilo?
Quem foi o seu fundador?
Ele tem a competência para “criar” tal estilo e se auto outorga “MESTRE”?
E a principal,
-“É DE VERDADE”?!
Sim meus amigos, do mesmo jeito que é fácil fundar uma nova federação , também é fácil criar um estilo cheios de fantasias , com dogi (kimono) de cores “DA HORA”, com golpes retirados das técnicas de Daiane dos Santos e Daniele Hypólito , com kata de acrobacias mirabolantes uso de armas que não condiz com o treinamento e que na verdade não servem para nada!
O mais comum entre esses “NOVOS ESTILOS“, na história de sua criação é usar o cabeçalho – “Mestre faixa preta em diversas artes marciais, desenvolveu um estilo único … blá blá blá”,ou alguma história mirabolante do Japão feudal que deu origem a esse “imbatível estilo de karate”, e foi introduzido no Brasil por um Mestre super desconhecido e passou seu conhecimento para um brasileiro que hoje detém a graduação máxima , essa é a mais fácil de ser engolida pelos leigos.
Um exemplo, não vou citar o nome do estilo , mas vou contar a história que o neto do fundador me contou e jurou de pés juntos que era verdade.
O estilo “TAL” foi criado e desenvolvido por um clã ninja por volta de mil e alguma coisa, muito poderoso que era temido pelos samurais e de algum modo foi ensinado ao Imperador Japonês da época (o Okami), após alguns anos , um clã de samurais elaboraram um golpe para destronar o Imperador Japonês , sentindo o perigo que estava correndo o Okami ensinou a arte que aprendeu com o Clã ninja à sua guarda pessoal , e assim consegui desfazer o golpe do destrono.
Na verdade é mais ou menos isso mas, a história é absurda , como sabem eu moro o Japão , leio sobre a cultura japonesa , principalmente sobre o período de transição do shogunato Hideioshi para o de Tokugawa, que pode ser considerados uns dos mais perturbadores das historia do Nihon, e em nenhuma parte da história existe fatos que falem sobre o destronamento do Imperador, que aliás era ( a para alguns ainda é) uma divindade ,um descendente direto dos deuses do Nihon, qualquer um que se voltasse contra o Okami ,teria que enfrentar todos os japoneses antes (e olhe que os caras são meio doidos)sem mencionar que o Okami ensinando KARATE aos seus guardas é uma mentira deslavada , concluímos que isso é pura invenção , e o que é pior , invenção de “conversador”.
A questão é:
Mesmo sendo esses estilos reconhecidos pela Lei Zico, seriam estes realmente verdadeiros? Poderiam OFICIALMENTE usar o nome KARATE?
ENTENDEM?!
Os aproveitadores estão em todos os lugares, até mesmo nas artes marciais , devemos ter cuidado onde matriculamos nossas crianças e nós mesmos , a facilidade com que esses FALSOS SENSEI conseguem implantar uma história absurda na cabeça dos seus alunos é impressionante , mas esse é um dom natural dos picaretas .
Agora vamos à parte importante , a que envolve os conflitos das diversas federações que ministram os verdadeiros estilos de karate .
São muitas federações, até mesmo de um mesmo estilo pode se encontrar várias ,e o que mais as diferenciam são as competições , o que leva até mesmo a certas diferenças técnicas , bom , mas esse não é o caso , devemos respeitar o espaço de cada um e a escolha , isso é BUDO .
Mas o que me preocupa já alguns anos é o fato de que o adjetivo OFICIAL está sendo usado de má fé por algumas federações a nível Estadual , difamado , mentindo e até ameaçando as demais , isso sim é preocupante , pois enquanto os picaretas tem medo de se expor e com isso vir a tona sua enganação, os MAIS OFICIAIS fazem questão de espalhar aos 4 cantos do mundo a informação manipulada por eles com o propósito de levar vantagens .
No meu estado de origem, Pernambuco , existem casos absurdos de manipulação da mídia local , através de documentos verdadeiros mas histórias mentirosas , prejudicando os karateka atletas de outras federações, pois sabemos que o lado esportivo do karate é amador e o Brasil não é o melhor lugar do mundo para conseguir patrocínio , sem mídia nada feito .
O que devemos investigar antes de praticar uma arte marcial, seja ela qual for é :
-Se o estilo existe de verdade, e seus representantes a nível internacional.
-Quem é o sensei , sifu , professor , que ministra as aulas nessa academia.
– Se ele está devidamente filiado e sua academia corretamente legalizada.
Isso fará com que você não tenha dores de cabeças futuras .
E para os karatekas, esqueçam isso de que OLIMPÍADAS tornam uma federação OFICIAL , sim, a CBK é um das entidades que pode usar o nome KARATE , mas não é a única , respeitem o direito de cada um, assim usamos o BUDO (武道) para melhorar o nosso mundo .
Abraços a todos independente de federação !
押忍!
Olá.Muito bom mesmo, pelo que li lá embaixo a vida no Japão deve ser boa.Oss
CurtirCurtir
OssShow de bola seu blog, concordo plenamente com seus posts, mas como não estou com muita paciencia, comentarei apenas o ultimo..Sobre esses picaretas..falou muito bem..vejo cada idiotice que aparece entitulada de “karate”pra mim pelo menos, é uma incrivel falta de respeito…fico irritado as vezes..mas logo imagino “Bem.. eu vou pra frente, praticando algo serio..e eles?”Oss
CurtirCurtir
Esse é o blog mais bosta que já vi na internet. vai lavar uma trouxa de roupa suja o cabeça chata.
CurtirCurtir
Pode crer pinto san. Vc tá certo com relação aos picaretas. Agora, é natural que a CBK invoque o título de oficial, já que é ela a filiada ao COB.Oss
CurtirCurtir
Gostei da HP, o texto é excelente. Sou filiado a FPrK/CBK, mas concordo com Pinto San, acho q as coisas não são do jeito q a WKF, quer, mas esperamos mudanças para o futuro, ou então vou pra outra federação.Oss
CurtirCurtir
Com dinheiro muitas coisas são feitas no Brasil, e com pouco dinheiro! mas uma federação “não oficial” às vezes é melhor do que vivenciar os escândalos das ditas “oficiais”.
CurtirCurtir
Eu não vejo problema nisso, afinal, e hipócrita falar que “Esses novos estilos estragaram a arte” quando o próprio karatê japonês é uma versão diluída do karatê tradicional de Okinawa. Eu treino Shotokan e XMA (Xtreme Martial Arts), que é uma modalidade que foca em misturar movimentos tradicionais e acrobacias. Na verdade, o próprio kung fu shaolin (raiz do karatê de okinawa) possuía acrobacias, pra mim você só tem que ser sincero que aqueles movimentos são para a performance e para fazer cenas de coreografia de filmes, mas de resto, acho que é apenas uma modalidade que ajuda na agilidade e controle corporal e que não deve ser ridicularizada.
CurtirCurtir