Pinto San

Pinto San

Pinto San

Oss!

Meu nome é Daniel Veríssimo Pinto, mais conhecido por “Pinto san“.

Iniciei meus treinamentos de karate Shotokan  em Pernambuco  aos 16 anos por volta de 1995 e desde então, passei a viver e respirar essa arte marcial ,me graduei para 1ºDan pela ITKF depois de 9 anos de prática ininterrupta (exceto pelo acidente que sofri o que me custou 10 meses de recuperação), 3 anos mais tarde obtive a graduação de 2º Dan.

Em 2006, casado com uma descendente de japoneses (minha querida esposa e também karateka Satchi Chan), vim morar no Japão com 2 objetivos, fazer “meu pé de meia” e treinar karate (lógico), e foi aqui que passei a entender melhor o Shotokan, hoje tenho a graduação de 1ºDan pela Associação Japonesa de Karate (a mundialmente conhecida JKA).

Satchi Chan

Satchi Chan e os

Durante minha caminhada  tive 3 sensei a quem devo parte de meu karate, hoje treino sob a supervisão  de 4 sensei  do Mikatabara Kaikan Dojo (Hamamatsu – Japão), no Japão é comum os Dojo de karate terem vários sensei ministrando aulas, reflexo da rotina do povo japonês.

Hoje tenho um sonho ao qual dou o meu melhor para realizá-lo, me tornar um instrutor oficial da Associação Japonesa de Karate (JKA), o caminho é difícil, são muitas as dificuldades, mas determinação é o segredo das realizações.

Obrigado a todos que acompanham o blog, sou apenas um estudante de karate, com poucos títulos de competições, mas tenho prazer em compartilhar meu pouco conhecimento  com todos, tudo pelo amor ao Karate.

Oss!

Para  contatos  envie e-mail para danielsamurai@hotmail.com ou ligue para (090) 9919 23 18 ( Softbank – se estiver no Japão).

O COMEÇO DE TUDO        -             Primeiro post !!


Melhor atleta de karate Tradicional PE-2005

Melhor atleta de karate Tradicional PE-2005

Olá pessoal , esse é meu primeiro post , sem falar que sou novo nessa história de blog, na verdade isso foi uma ideia de minha esposa outro dia ele me perguntou por que eu não criava um blog falando sobre o que mais gosto (karate) , a princípio eu não dei muito valor a ideia , mas pensei melhor no assunto já que mesmo tendo uma vida corrida e meu tempo dividido entre trabalho e treino sempre sobra um tempinho pra outras coisas , não tenho muitos amigos e os poucos que tenho não gostam muito de falar sobre karate ou qualquer coisa do tipo , então pensei em trocar figurinhas com quem pratica e gosta .

Esse blog não é totalmente direcionado a karatekas , minha intenção aqui é ajudar iniciantes e possíveis iniciantes, tem sempre alguém perguntando em fóruns , comunidades do orkut e outros locais do gênero sobre onde treinar , quais estilos , quais as diferenças etc e tal. Bem , sobre diversos estilos eu talvez não possa ajudar , já que pratico somente o shotokan há mais de 13 anos , mas farei o possível para ajudar a quem interessar . Mas acho bom colocar minha ficha técnica não é verdade ?!

Meu nome é Daniel Verissimo Pinto , moro no Japão desde 2006, e pratico karate do estilo shotokan há quase 14 anos , nunca pratiquei outro estilo , talvez por que eu ainda me sinto um principiante , quero aprofundar mais meu conhecimento , o que não é coisa fácil mas é como fala aquela frase dita por vários karatekas , “karate é para toda vida”, comecei a praticar aos 16 anos e 7 meses , na minha opinião uma idade boa , tenho certeza que se tivesse começado mais novo já teria desistido , foi o que vi esses anos todos treinado , muitos dos garotos que começaram a treinar ainda crianças hoje não praticam mais ,e o que é pior , vivem de um saudosismo que chega a irritar as vezes .

Em janeiro de 2006 arrumei as malas e vim morar no Japão junto com minha esposa , como tudo no principio, dificuldades não faltaram , mas era um sonho antigo que eu tinha que realizar , lembro que a primeira coisa que fiz foi procurar um dojo para recomeçar o treinamento , pena que fui morar no fim do mundo , no meio do mato , tive que ter paciência , mas encontrei um dojo de karare do estilo kyokushin , não era muito minha praia , mas tinha que começar a treinar ,só que minha primeira impressão no tal dojo não foi lá muito agradável , como não é segredo pra ninguém , o shotokan é tachado de karate “balé” , “pula-pula” e outros nomes que me dá raiva só de pensar , a vantagem que tive em começar a praticar karate aos 16 anos foi que eu pude treinar de uma forma rígida , como falam hoje em dia , treinar de forma antiga , como era treinada quando o karate chegou ao Brasil , o problema era que o instrutor do dojo do kyokushin não sabia que ainda existiam dojo de karate shotokan tradicional no nosso país e por isso tive que escutar um monte de absurdo da parte dele .

Pois bem depois de deixar o dito cujo falando só e voltar indignado pra casa , eu encontrei outros dojo só que dessa vez de shotokan , e criei afinidades em especial com um , Mikatabara Kaikan dojo. Aqui no Japão é normal que mais de um sensei seja responsável pelos treinos , acho que isso é devido a vida de trabalho semi-escravo do país , mas em fim , é uma vantagem ter mais de um sensei (na minha opinião ) , desde que eles tenham um consenso entre eles de programa de aula , sem isso a coisa não funciona muito bem, imaginem só um dia você aprende a chutar de um jeito e no outro dia você treina de outro , é complicado. Mas encurtando as coisas , eu estou alegre com isso tudo , treino ,trabalho , karate , sushi, karate ,Japão , karate e … karate!

Oss!

  1. Paulo Henrique de Sousa Moreira Junior

    Estou começando agora no karate(faixa laranja)estilo shotokan e é otimo ouvir pessoas mais esperientes no assunto, pois a meu ver isso torna o karate mais refinado e verdadeiro. tenho 15 anos de idade e nos treinos procuro me esforçar ao maximo sequindo o dojo kun e niju kun e ao ler sua historia no karate em alguns pontos me identifico, famos continuar com os treinos para evoluir o nosso karate(minha paixão)…

    oss

  2. ニシザワ マサキ

    押忍!!マサキです。HP面白かったよ。特に三方原道場Clipはピントがいろいとな場所で空手をしていて、空手が本当に大好きなのがわかったよ。BGMも格好良かったよ。またHPみるよ。

  3. Luís Eduardo

    Olá Sensei Pinto, ficou muito bom esse seu novo blog parabéns!!! Sou faixa verde de karate shotokan e depois de um tempo sem treinar voltei faz 3 anos a pratica do karate. Oss!!!

  4. parabéns pelo esforço.
    continue treinando com essa determinação!
    oss!

  5. Parabéns pelo blog, eu também sou faixa negra 1º Dan pela Federação Portuguesa de Karate, nunca se sabe quando pode vir a Portugal dar um estágio, pode visitar o meu blog – Karate Shotokan Trancoso.
    Oss!

  6. LUIS CARLOS

    OSS! MEU NOME É LUIS CARLOS TENHO 35 ANOS ESTOU NA KURO OBI SHO DAN, ESTANDO EM DEZEMBRO DESTE ANO FAZENDO PARA NI DAN.
    INTERESSANTE SUA COLOCAÇÃO SOBRE OUTROS ESTILOS, E AS CRÍTICAS DESTRUTIVAS DE “QUEM OS TREINAM”.
    MINHA CLASSIFICAÇÃO É OBJETIVA; ESSES “ATLETAS” SÃO IGNORANTES E NÃO DEVEM TER PRINCÍPIOS, SE É ASSIM QUE PODEMOS CHAMÁ-LOS ENFIM, SEMPRE CITO AOS MEUS ALUNOS:
    NÃO EXISTE UM MELHOR OU PIOR ESTILO, OU MELHOR OU PIOR ARTE MARCIAL E SIM ATLETA DEDICADO A SUPERAR LIMITES.
    MEU ESTILO TAMBÉM É SHOTOKAN E TENHO SETE ANOS DE KARATÊ, AINDA MUITO NOVO MAS, COM OUVIDOS E MENTE ABERTOS PARA APRENDER SEMPRE. TREINEI CAPOEIRA E PRETENDO VOLTAR; TREINEI UM POUCO DE BOXE MAS, NÃO É A MINHA PRAIA APESAR DE ASSISTIR E GOSTAR, SEMPRE ESTIVE ENVOLVIDO EM ESPORTE NA MINHA VIDA.
    PARABENS, GOSTEI MUITO DE INTERAGIR COM A SUA PESSOA E QUALQUER COISA ESTAREI COM MAIOR PRAZER, A DISPOSIÇÃO PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, OU POR E-MAIL OU POR OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO. OSS!

  7. Shihan Everton Leite

    OSS! Que bom saber que há pessoas como vc esclarecendo muitos praticantes de Karatê-Do que ainda desconhecem o significado desta Arte Marcial fina e elegante, pratico o Karatê-Do a 29 anos sou Go Dan e não aceito as mentes fracas e perturbadas que tentam enfraquecer o Karatê como arte e filosofia, vendendo o que há de pior para ganhar dinheiro. Parabéns por este blog e espero que continue assim, mostrando o que há de melhor em seu karatê-Do.
    Um forte abraço!
    OSS!!!

  8. Olá amigo, primeiramente gostaria de lhe parebenisar por todo seu esforço e dedicação a fim de se tornar um grande Sensei.
    Em sengundo lugar gostaria que se possível você pode-se me ajudar com algumas dúvidas que circundam a minha mente.
    Eu Wesley, com 17 anos de idade e com 13 anos de treinamento de karatê-do, estilo Shotokan, completo agora em novembro 1 ano de faixa preta e, por meio disso venho tentando me dedicar ainda mais nessa arte, a fim de participar de campeonatos com maiores graus de importância como Pan-americanos e mundias por exemplo, já que só partcipei apenas de brasileiro.
    Pra isso gostaria de saber como faço para me ingressar nas equipes que participam dessas disputas. É necessário apenas fazer minha inscrição ou existe uma equipe brasileira como em outros esportes?
    Para isso gostaria de contar com sua ajuda.
    Grato

  9. se possível me dê uma resposta pelo meu e-mail.

  10. Parabéns, está muito bom. Não entendo nada de arte marcial mas li tudo que vc escreveu e gostei. Tenho certeza que seu blog será uma ferramenta útil para quem é apaixonado pelo Karatê.
    Abraços.

  11. Olá,
    Estou no japao e tenho um filho de 9 anos que está fazendo Karate, estamos em saitama,ou proximo de Oizumi Guma gostaria de saber se vcs conhecem uma escola de Karate com prof. brasileiro ou que fale portugues, meu filho esta querendo desistir por nw entender o idioma japones, pqe a escola é japonesa!
    Agradeco
    Abracos

  12. joceliano mesquita

    ola, cara amigo karateca!
    sou do ceara e pratico carate shotokan tbm assim como vc so que nao és tradicional mais mesmo assim sempre
    gostei do tradicional. sou faixa preta shodan
    eu adoro o japao sempre gostei
    um dia ainda vou conhecer o japao
    tenho 25 anos no momento estou dando aula pra crianças sem treinar muito mais um dia vou treinar mais e mais. um abraço e ate mais

  13. Lucas Ribeiro Borges

    Daniel Parabéns pelo blog, muito bom
    Sou aluno do Sensei Roberto Santanna, não chegamos a nos conhecer, mas através do sensei Santanna ouvi falar de vc “coisas boas”
    e queria lhe dizer uma coisa, te admiro como karateca, vc é muito dedicado, muito forte e ainda ajuda muita gente postando seu treinos!
    Parabéns outra vez
    OBS: vc lutou muito bem no campeonato ai
    abraço
    OSS

  14. Shibata Dojo-karate Shorinji

    .Oss,Pinto-san,e um prazer enorme ter vc como amigo,muitos karatecas acham que por treinarem estilos diferentes de artes marciais nao devem ser amigos e sim rivais mas tenho um conceito e que aprendi tbm com meu mestre Jasiel Vieira Marinho conhecido como [MESTRE BRUCE],NAO INTERESSA O ESTILO E SIM O CARATER EA DISCIPLINA DO ESPORTISTA.
    .Treino KARATE SHORINJI A 25 ANOS iniciei aos 10 anos de idade,conheci varios estilos de artes marciais sou estagiario de CAPOEIRA pelo mesmo mestre e sou filiado a federaçao sul americana de box,tbm com meu mesmo mestre.Como vc ja me conhece e ja veio me visitar no meu DOJO,saiba q de muitos KARATECAS q conheci no JAPAO vc e uma pessoa muito humilde ,realmente vc e uma pessoa no qual eu faço questao de estar sempre acompanhando nos seus trabalhos e PARABENS adorei seu blog
    .assim q tiver um tempinho venha nos visitar mais vezes ok ,abraçao meu amigo
    .OSS

  15. Marcus Vinicius

    Faço Karate estilo Shotokan deste os 6 anos, estou com 12 anos e na faixa roxa, gostei muito de seu Blog e confirmo suas palavras sobre incentivo sobre o esporte, tanto que eu mesmo somente me interessei em praticar com vontade e determinação a partir dos 10 anos, quando realmente senti prazer pela arte e sua filosofia, ou melhor, quando tive a real consciência do significado do Karate.
    Está de parabéns pelo seu Blog e uma dica que fará ajuda para nós iniciantes como disponibilizar material para download, como livros e afins.
    OSS

  16. Sensei Pinto San, parabéns!!!
    Sou iniciante no karatê, sempre tive vontade de praticar, mas só aos 34 anos de idade que consegui entrar em um dojo. Sou de origem humilde, família pobre e de uma cidade do interior de Goiás, desde os 5 anos de idade assistia filmes de artes marciais com meu pai e ficava deslumbrado, mas não pude entrar num dojo porque não tinha como pagar. Brincava com meus amigos de “luta”, era uma farra. Mas desde criança aos 6 anos de idade tive que trabalhar para ajudar meus pais em casa, estudava em escola pública pela manhã e trabalhava até as 7 da noite, o restante do tempo estudava e fazia as tarefas, até os 15 anos. Após completar 15 anos consegui uma bolsa em uma escola particular e tive que estudar dobrado era o 2º grau antigamente, se não perderia a bolsa, e ainda trabalhava. O sonho de praticar karatê ainda era sonho. Terminando o colegial, prestei vestibular; reprovei na federal passei numa faculdade particular, mas não consegui pagar. Depois de algumas tentativas e muito estudo e trabalho entrei na faculdade (UFG – federal de goiás), me formei. Consegui trabalho e ganhava um dinheiro que nem imaginava na minha infância, meu sonho estava próximo, o Karatê. No entanto tive que trabalhar, para retribuir o empenho de meus pais, ajudei a formar minha irmã, construimos nossa casa (própria), graças a Deus. Logo após namorei, e tive que fazer minha propria casa, e casei, agora o karatê estava mais longe, veio a minha filha. Me enganei, pois ao contar meu sonho para minha esposa achando que ela iria me repreender, me criticar, foi pelo contrário ela foi minha mola propulsora “o giro do quadril”.
    Comecei a praticar karate em uma academia shotokan, me dediquei ao máximo, mas descobri um lado sombrio que são as vaidades, várias federações, confederações, associações; significando cargos, presidentes, academias rivais etc; me convidaram a participar de campeonatos ganhei alguns, acreditava que era para testar o que aprendia, mas era simplesmente para colocar a academia num pedestal, dentro do rol das vaidades. Comecei a procurar opiniões diferentes e ví que o karatê esportivo é muito diferente do raiz, ví o quanto eu estava ruim, treinava especificamente para campeonatos, não tinha bushido, e só ganhava porque treinava especificamente para aquele fim. Conheci um sensei, humilde academia simples, não gosta de treinos somente para competição, mas do karate tradicional, leitura, aprendizado e humildade são o lema dele, ele é 3º dan e eu nem sabia, exige muita dedicação, não mima, não elogia e expõe os meus defeitos; coisa que ninguém fazia, então passei a treinar com ele.
    Me encantei com o budô e agora tento seguir de forma correta os ensinamentos do meu sensei que prega: “O estilo de luta não importa, mas sim o domínio do estilo. Este sim, quando dominado é invencível, pois se na luta de samurais com o mesmo nível é a espada mais afiada que vence no final”.
    Desculpe-me por falar tanto, mas precisava falar isso para ti Sensei Pinto San, porque vejo suas dificuldades e sua nobre ação de compartilhar o karatê, pelo simples amor à arte.
    Coloquei tudo isso também pelo fato que não somos vítimas, somos sim guerreiros que podem suplantar quaisquer obstáculos para atingir objetivos.
    O senhor, é meu sensei também porque sigo seus ensinamentos quando posta seus treinos pelos vídeos, ou artigos. Sou seu fã e minha família também.
    Domo Arigato Gozaimashita!
    Oss

  17. amado sensei, estou radiante com seu blog, sinto-me realizado vendo vc chegar onde chegou, não é muita coisa mas é gratificante ver vc tão dedicado. Isto me lembra a época dos meus treinos e sua vontade em aprender. Graças a Deus vc esta conseguindo o que eu deixei escapar por conta de aventuras levianas.Mas tenho orgulho de ser seu IRMÃO/PAI, que deus continue te protegendo e iluminando a vc e sua familia.
    OSS!

  18. Nossa Pintosan, parabéns pelo Blog, muito bonito e de bom gosto…

  19. Éder Fonseca

    Como disse , favoritado e obrigatório seu blog . Parabéns pela excelente técnica demonstrada e pela disposição em compartilhar seus conhecimentos com seus colegas de arte marcial . Já aprendi bastante com suas dicas , não apenas aqui , mas nas comunidades de Karatê . Mas sobretudo aprendo com sua humildade e simplicidade .

    Os mais sinceros votos de felicidade e saúde .

    A Paz .

  20. oi eu quero dizer que eu sou louca por karate eu ainda não tenho um meikiõ ainda estou na faixa branca eu quero evoluir para o amarelo mais não consigo o meu primo ja ta na faixa amarela eu tambem quero ai depois eu posso ensinar as outras pessoas, eu quero achar alguma aula que tem aqui perto de santa fé do sul-sp mais eu ainda estou pesquisando

  21. Cara, que maneiro mesmo! Fico feliz por você!
    Treinar Karate no Japão, rapaz!

    Oss!

  22. oss ! ola daniel tudo bem sinto orgulho de saber que ha um brasilerio representando o brasil na( j k a ) e acredito com certeza de que um dia vc sera um instrutor oficial da jka no japão sou faixa preta treino com seisei nakama no brasil disciplo direto do sensei sagara , apesar de eu estar muito mais ligado ao karate e a federação do sensei mikio yaraha (karatenomichi )desejo toda sorte parabens pela dedicação

    OSS !

    • Paulo san, Oss!
      Obrigado pelo apoio e pelos parabéns.
      Muito bom saber que tem alguém da KWF (karate nomichi ) no Brasil. Meu sensei é sempai de Kawazaki sensei e foi aluno de Yahara sensei, pretendo ainda esse mês passar 2 dias em Tókyo no dojo de Yahara sensei treinar, já estou com a carta de apresentação na mão, falta agora somente me curar de um resfriado antes da semana que vem para ter essa experiência maravilhosa de conhecer um dos fenômenos do karate dos anos 80.
      Um abraço, Oss!

  23. parabens amo karate e fico feliz pela sua dedicação

  24. Robson José da Silva

    Oss! É um prazer conhecer um pouco da história do Sensei Daniel San (sem trocadilhos). Estou há um ano estudando o Shotokan no Rio de Janeiro, onde nasci e vivo e é muito bom poder ver como esse estilo é bacana. No momento estou na faixa vermelha (Aka Iro) e ainda há um longo caminho a ser percorrido, ainda mais que comecei tarde, já que faço 40 anos em Abril, mas estou gostando muito de, finalmente, realizar um dos meus sonhos, que era poder aprender uma arte marcial, principalmente se fosse o Karate, que sempre admirei. Parabéns ao Sensei Daniel. Sucesso sempre a ele, sua família, seus alunos e a todos os que lerem esse comentário. OSS!!!

  25. Prezado Daniel Pinto San,

    Estive em Recife visitando a academia do Prof. Renato, no Clube das Aguias, até comentei sobre seu esforço pra aprender Karatê, + não me deram muito atenção, não sei o porque,mas isso é o q menos importa. O importante é que vc está fazendo o q gosta e com muito respeito e dedicação, continui se esforçando , pois vc está no caminho certo, se pudesse tb estaria treinando Karatê fora do Brasil, só que na Itália com Shirai, + infelizmente a minha profissão não me possibilita+ estou aqui em Natal treinando com Prof. Alves que no ponto de vista é um ícone na história do karatê brasileiro, é um professor sério, estudioso , conhecedor karatê e com 63 anos ainda treina e bate como um garoto de 18 anos!.
    Oss…

    • Simples William, santo de casa não faz milagre.
      Mas como você bem falou, isso não importa, o importante é treinar mais e falar menos.
      Um abraço e você está muito bem acessorado com Alves sensei, e mande um forte abraço pra aquele samurai!
      Assim que eu estiver no Brasil, vou passar uns dias treinando com ele em RN com certeza.
      Oss! Obrigado pelo apoio, amigo é pra isso ne!

      • Prezado Daniel Pinto,
        Quando vier à Natal, pode contar com nosso apoio no que vc precisar, estaremos aqui a sua disposição, como vc mesmo falou: “Amigo é pra essas coisas”. Um forte abraço!
        “Insista, persista e desitir jamais”

        Oss…

  26. Oss,muito bonita sua historia,e pelo jeito vc vai conseguir sim seus objetivos poís se vê que vc é determinado,torço bastante para isso um abraço!

  27. Olá Daniel, gostaria de parabenizá-lo por seu blog, sua historia, e dedicação a esta nobre arte marcial, do qual tenho muito orgulho de ser um adepto também a muitos anos.
    Oss…

  28. Sensei Pinto San, parabéns!!!Sou iniciante no karatê, sempre tive vontade de praticar, mas só aos 34 anos de idade que consegui entrar em um dojo. Sou de origem humilde, família pobre e de uma cidade do interior de Goiás, desde os 5 anos de idade assistia filmes de artes marciais com meu pai e ficava deslumbrado, mas não pude entrar num dojo porque não tinha como pagar. Brincava com meus amigos de “luta”, era uma farra. Mas desde criança aos 6 anos de idade tive que trabalhar para ajudar meus pais em casa, estudava em escola pública pela manhã e trabalhava até as 7 da noite, o restante do tempo estudava e fazia as tarefas, até os 15 anos. Após completar 15 anos consegui uma bolsa em uma escola particular e tive que estudar dobrado era o 2º grau antigamente, se não perderia a bolsa, e ainda trabalhava. O sonho de praticar karatê ainda era sonho. Terminando o colegial, prestei vestibular; reprovei na federal passei numa faculdade particular, mas não consegui pagar. Depois de algumas tentativas e muito estudo e trabalho entrei na faculdade (UFG – federal de goiás), me formei. Consegui trabalho e ganhava um dinheiro que nem imaginava na minha infância, meu sonho estava próximo, o Karatê. No entanto tive que trabalhar, para retribuir o empenho de meus pais, ajudei a formar minha irmã, construimos nossa casa (própria), graças a Deus. Logo após namorei, e tive que fazer minha propria casa, e casei, agora o karatê estava mais longe, veio a minha filha. Me enganei, pois ao contar meu sonho para minha esposa achando que ela iria me repreender, me criticar, foi pelo contrário ela foi minha mola propulsora “o giro do quadril”.Comecei a praticar karate em uma academia shotokan, me dediquei ao máximo, mas descobri um lado sombrio que são as vaidades, várias federações, confederações, associações; significando cargos, presidentes, academias rivais etc; me convidaram a participar de campeonatos ganhei alguns, acreditava que era para testar o que aprendia, mas era simplesmente para colocar a academia num pedestal, dentro do rol das vaidades. Comecei a procurar opiniões diferentes e ví que o karatê esportivo é muito diferente do raiz, ví o quanto eu estava ruim, treinava especificamente para campeonatos, não tinha bushido, e só ganhava porque treinava especificamente para aquele fim. Conheci um sensei, humilde academia simples, não gosta de treinos somente para competição, mas do karate tradicional, leitura, aprendizado e humildade são o lema dele, ele é 3º dan e eu nem sabia, exige muita dedicação, não mima, não elogia e expõe os meus defeitos; coisa que ninguém fazia, então passei a treinar com ele.Me encantei com o budô e agora tento seguir de forma correta os ensinamentos do meu sensei que prega: “O estilo de luta não importa, mas sim o domínio do estilo. Este sim, quando dominado é invencível, pois se na luta de samurais com o mesmo nível é a espada mais afiada que vence no final”.Desculpe-me por falar tanto, mas precisava falar isso para ti Sensei Pinto San, porque vejo suas dificuldades e sua nobre ação de compartilhar o karatê, pelo simples amor à arte.Coloquei tudo isso também pelo fato que não somos vítimas, somos sim guerreiros que podem suplantar quaisquer obstáculos para atingir objetivos.O senhor, é meu sensei também porque sigo seus ensinamentos quando posta seus treinos pelos vídeos, ou artigos. Sou seu fã e minha família também.Domo Arigato Gozaimashita!Oss
    +1

  29. juniorkoji

    Oss!

    Muito legal este espaço Pinto-San, espero que o blog tenha vida longa. Adorei os podcasts (todo dia deixo no Mp3 para ouvir nos intervalos do trabalho).

    Sou faixa roxa, Moro no Rio de Janeiro e fui aluno de Benedito Nelson (Mão de ferro) e de Hugo Arrigoni, treinei em academia em formato muito parecido como o que você mencionou no primeiro podcast (bem no estilo antigo, com muita gente adulta e aquela bagunça da rivalidade adolescente).
    Infelizmente como vem aquela fase depois dos 18 (estou com 26 agora), veio a necessidade de trabalhar, sair de casa e ter meu espaço, porem sem tempo para nada.

    Agora, após quase 07 anos vagando de academia em academia, treinando menos de um mes em cada, achei uma perto de casa e espero não parar de treinar nunca mais.

    Admito que já estava sem esperanças de encontrar um lar na internet para compartilhar idéias sobre o karate. Muita gente falando muita coisa e pouco material para nivel intermediário (meu caso).

    O Blog é muito acolhedor e coerente, pois estamos entre karatecas com o objetivo comum, que é de melhorar a cada dia.

    Espero que tenha novas matérias logo logo, grande abraço.
    (quando aprender a usar o Twitter, eu sigo por lá)

    Oss

    • Vou torcer para que você crie raizes nesse novo dojo, e pelos sensei’s que você já teve, tenho certeza que foi muito bem iniciado!
      Um abraço , opbrigado pelo apoio ao blog e estou esperando você no Twitter, hehehe.
      Oss!

  30. Valternei Santana

    Oss!
    Pinto san, é um enorme prazer saber que existe pessoas que compartilha seus conhecimentos de forma tão aberta para todos os nossos irmãos marciais, saiba que todos os visitantes tanto no youtube ou no seu blog são praticantes de artes marciais e percebi que seu conhecimento sobre o karate é o mais puro karate raiz e seus ensinamentos está contribuindo muito para a aplicação em muitos dojos no brasil e no mundo e inclusive a em que eu treino. treino karate shotokan desde 1991 e sou faixa preta 2° dan e é como voce mensionou em texto somos principiantes mesmo ao chegar a preta.
    Por favor me adicione no msn para trocarmos informaçoes.
    Oss!!!!

  31. Mestre Ivo

    Olá Pinguelinho san…

    Eu gostaria que vc dissesse ao meu mestre que treinar em makiwara de concreto é errado, mas quem me ensinou a construir esse makiwara é ele próprio…
    e vc sabe quem é???

    pois vou refrescar sua memória…
    nada mais nada menos que MORIO HIGAONNA

    Eu nao sei em que dan vc está no karate, mas acho que deveria conhecer melhor as pessoas antes de fazer qualquer critica e postar videos de outros que vc nao conhece…

    Eu sou 3º dan em gojuryu okinawa (shihan Higaonna)
    Eu treino desde 1979, só pra comentar.

    • Me diga uma coisa MESTRE IVO, você tem certeza que Higaona sensei treinava em makiwara de concreto ou disseram a voce?
      Se não quiser que usem seus videos então não poste estas coisas lesivas e nocivas na internet.

      Também gostaria que me respondesse do porque voce ter retirado o video no youtube, já que você acha certo este treinamento e do por que você dizer no video que não o copiasse.
      P.S Você é terceiro dan e já se considera um mestre?!!
      Escute o podcast sobre picaretas que esta aqui no blog, talvez você se indentifique com o assunto.
      Oss!

  32. “Oss”, gostei do blog e pretendo ser parceiro do mesmo, pois também sou praticante de karatê no Rio Grande do Norte, sou faixa preta 2º Dan e aluno do Sensei NILTÃO, faixa preta 6º Dan e filiado a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Rio Grande do Norte.
    Sim, eu também tenho um blog e gostaria que vc o adicionasse para podermos trocar idéias, pois já adicionei o seu.
    segue abaixo o endereço de meu blog:
    http://academiameikyodepedragrande.blogspot.com

  33. Rodrigo Inácio

    Parabéns Pinto-San este é o melhor Blog de karate que ja pesquisei, e sua história de vida é emocionante! OSS!

  34. Rodrigo Inácio

    Pinto -San sou Karateca Shotokan 3º Dan e discipulo do Sensei paulo Bartolo e Shihan Yasuyuki Sasaki! Adorei os vídeos pela forma com você explica, e gostaria de sugerir que vc postasse vídeos desvendando os segredos e técnicas dos katas, desde o Heian-Shodan, um vídeo para cada Kata sei que esses vídeos fariam sucesso, e bateriam recorde de exibição, Sou Professor da academia Gladiators situada na cidade de Praia Grande no litoral de São Paulo! Oss!

    • Muito obrigado pela dica e fico honrado com seu apoio ao blog! Nao me sinto com essa competencia toda para falar dos bunkai dos kata, pois e justamente isso qu estou estudando no momento, mas farei o possível para fazer algo do tipo.
      Oss!

  35. oss!
    meu nome e pamella tenho 12 anos
    estou na faixa verde no projeto katate nas escolas
    com o shiham:vagmar carlos mendonça
    no fim deste ano faço faixa roxa
    eu sinceramente amo karate

    y ♥ you karate

  36. Rafael Inacio

    OSS,sensei sou estudante de karate treino na academia GLADIATORS em praia grande com o sensei RODRIGO INACIO (meu irmão) acabei de ler a sua historia e gostei muito pois ela mostra superação.Sou faxa roxa afiliado pela fpk meu forte é o shiai kumite gostei muito dos seus videos e gostaria de saber se o shiai kumite tem alguma “lógica” simples penso que se eu souber isso a luta pra mim ficaria mais facil.

    OSS.

  37. Daniel san!!
    gostei de sua resposta ao grande mestre Ivo…..
    huahuahuahuahuahua
    quanto as informações pessoais??
    simples, diretas e sinceras.
    Oss
    Nihoh Karate Kyokai – Shihan Morishita!!
    Hekinan

  38. Ricardo Müller

    Sou praticante de Karate Toshinkaikan a pouco tempo, aqui na minha cidade (Joinville, SC).
    Já pratiquei outras artes marciais, como capoeira, boxe, boxe chinês (kung fu – estilo Wing Tzuin), boxe tailandes (Muay Thai) e agora o Karate.
    Excelente esta iniciativa de compartilhar suas experiências, riquíssimas por sinal em detalhes e ensinamentos que vem muito a engrandecer aqueles que a “devorarem” com determinação, disciplina e treinamentos.

    Parabéns…

  39. o blog está cada vez melhor.
    é o melhor da web.
    parabéns.

  40. Oss San Pinto,
    Soy Director Tecnico de la JKA ESPAÑA y de la asociacion shotokan karatedo tradicional del mismo pais. Actualmente poseo 5º dan de la JKA y podras conocerme mejor en nuestra pagina web askt. Te felicito por tus videos en japon son buenos, enhorabuena.
    tambien yo estuve en el Honbu Dojo y la verdad que la experiencia ha sido maravillosa. Un saludo desde España.

  41. sergio oliveira

    sou seu admirador gosto muito do seu trabalho não esqceu de nos Brasileiros.

  42. seu site é muito interessante!! bom trabalho!

    oss,

    http://www.tanidojo.cjb.net

  43. joão batista dos santos

    moro em patos pb, estou na faixa verde, com muito esforço tento mim dedica ao karatê, mais as dificultdade são as maiores treino duas vezes por semana, o nome do meu sensey é joazinho de souza pb.conheci os seus treinamento pela internete e tenho melhorado bastante, feiz ano, que vc realize tudo que desejar……felicidades….

  44. ola,pinto san.sou praticante de karate a um bom tempo,tenho 44anos.pratico a mais de 28anos.
    li seu blog,esta muito.grande abraço,gostaria de ter voce no meu e mail,para converssar um pouco mais sobre nosso karate shotokan,e tirar umas duvidas.oss!

  45. Oi daniel massa sua vida de karateca e melhor ainda q vc foi um dos poucos de nossa turma a tratar o Karate com o respeito devido. Qnd vc diz q os poucos amigos q cv tem n falam do assunto c vc. E sendo ue um deles ( eu acho) comecei a treinar qnd criança e parei aumentando sua estatistica.Optei por parar p n treinar dois dias por semana e por que os “dojos”so treinavam con intuito de campeonato e esqueciam o Karate.Continue e dê orgulho ou inveja de quem te viu e te vê agora.Xerão.

  46. Helber Tanaka

    Olá Pintosan!

    Quero parabenizá-lo pelo seu site e principalmente por sua dedicação ao karatê-Dô. Assim como você eu também iniciei meu caminho há 18 anos atrás, depois de 9 anos aqui no Brasil fui para o Japão fazer um “pezinho” mas o grande sonho era poder praticar o karatê junto com o povo do sol nascente. E consegui! obtive minha graduação 1.dan pela ISKF, na cidade de Omihachiman, estado de Shiga-ken, com o sensei Tanaka Massami. depois de um ano e meio apenas aí, retornei ao Brasil, sempre praticando karatê, tenho um pequeno dojo no interior do Parana onde moro. Assim como aprendi, transmito os ensinamentos do karatê fundamentado principalmente no aperfeiçoamento e caráter do ser humano, mostrando que antes de ser um campeão de medalhas devemos ser campeões na vida.
    Parabéns, pois você é um destes samurais, será um grande professor da JKA.

    OSS!

  47. Marcelo Moraes

    OSS Daniel.
    Parabens,sempre acompanho vc no you tube,continue firme,no caminho reto q e o KARATE-DO,que vc com toda certeza alcançara oq almeja.Gostaria de fazer um pedido,vc conheçe YOKOYAMA TAKUMA,por favor diga que Marcelo San de Paranavai-Parana manda um abraço e q eu continuo treinando.
    OSS!

  48. Marinho Jr.

    OSS! Daniel, tudo que Deus faz em nossas vidas tem um proposito, nada eh por acaso, se voce foi parar aih no Japao, eh por que eu espero que seu planos estejao dentro da vontade DELE, tenho acompanhado seu blog, e os cast (tudo muito bom cara, tenha certeza) se lembrar de mim, sou um filiado de Cane, e queria manter mais contato com voce, pena que passei bastente tempo sem internet, acredito muito no se trabalho, por que sigo uma filosofia seguida pelo meu irmao mais velho, 2kyu de shotokan parado a mais de 20 anos, que tudo aquilo que acreditarmos e investirmos nossos esforcos de acordo com o exigido seremos vencedores, e que se tudo que fizermos nao nos der o resultado esperado nunca eh tarde para comecarmos novamente, torco por voce, pois serah uma grande vitoria para o karate brasileiro(em especial pernambucano) termos um representante nosso entre os tao famosos instrutores da tao admirada JKA, torco por voce de Coracao e que Deus o abencoe. OSS!

    OBS: as palavras nao tem cedilha nem acentos por que o tecaldo usado eh norte-americano.

  49. abraço de portugal/leiria

    gosto muito dos teus vidios sou 2 dan karate shotokan ja treino desde 1999 e tenho aprendido muito com as tuas dicas importantes para o meu treino pessoal ou seja fora do dojo.

    cumprimentos oss

  50. Jose luis Izaguirre

    muchas gracias por conpartir sus conocimientos sobre el entrenamientos de makiwara SENSEI PINTOS los he encontrado de mucha utilidad puesto que yo comence este apasionante viaje del karate …soy cinturon verde….estilo Shoryn RYU ….UN ABRAZO DESDE aRGENTINA oss

  51. Quando vem a Portugal fazer um estágio, podiamos combinar esse estágio, diga alguma coisa. Oss

    Eduardo Rafael

  52. ANINHA ANA ANGELA

    DANI, OU MELHOR PINTO SAM,
    GRANDE SATISFAÇÃO EM VER TEU BLOG, ASSISTIR TODOS OS VIDEOS E SABER QUE VCS ESTÃO BEM E VC REALIZANDO SEU SONHO.
    O BLOG TÁ SENSACIONAL, FOI MUITO EMOCIONANTE TE VER FALANDO, EXPLICANDO TUDO PREOCUPADO EM ORIENTAR PESSOAS.
    CHAMEI MEUS FILHOS PARA VER AQUELE MENINO LINDO QUE UM DIA COLOQUEI NO COLO…
    CORAÇÃO DISPAROU..
    MUITOS BEIJOS MEU QUERIDO PARA VC, ESPOSA E DIDA LINDA.

  53. ercebestes como cresce a “acultura da superficialidade”?

    A discriminação da crença de que “artes marciais fomentarem violência”?

    Não faz sentido que jornalistas, justamente os profissionais que vasculham tudo em busca da verdade, a ignorem:

    As artes marciais desenvolvem a paz interior e semeiam a harmonia.

    Então, tal “crença” de suposta violência interessa a quem?

    Querem evitar que as crianças desenvolvam a capacidade de percepção?!?!?!

    As artes marciais “vacinam” contra a terceirização do pensamento!

    Deixe a tua opinião sobre a “acultura da superficialidade” no blog do Luiz Nassif:
    http://ning.it/f30jbq/

  54. oss
    eu estudo karate a 22 anos e fico agradecendo a Deus quando encontro materi feita por pessoas com a sua para poder identificar-me e poder aprender um pouco mais sobre a grande arte de combate que e o karate.
    espero que continue assim e de fltrão o mundo ta cheio flar deles e dar ibope para o diabo.
    Deus te abençõe.
    oss

  55. oss
    oss
    02 perguntas
    1º – como se da aula para crianças de 7 a 9 anos;
    2º – se tem algum video de aulas praticas para ue eu use como ferramenta e não como material biblico, risos, somente suporte mas que vejo que preciso pois estou dando aula em colegio de periferia e karate para todos;
    oss

  56. Ronaldo Souza

    Primeiramente, parabéns pelo seu site. Fui de atleta de Karate de Contato, entre os anos de 1989 e 1994, chegando até o 1º Kyu. Por motivos alheios a minha vontade (trabalho, estudos, familia, etc) tive que parar. Agora, quase 17 anos depois, retornei, junto com meu filho de 9 anos de idade, para o Karate-Do, desta vez no estilo Shotokan. Após esse meu retorno, tive a oportunidade de achar o seu blog na internet, já li todos os seus posts e já vi todos os seus vídeos e fiquei muito impressionado com seu método de treinamento. É muito motivante para um karateka sério ver um trabalho brilhante como seu.
    Isso me motivou tanto que, depois de 4 meses de treino (entramos em jan/2011) durante o exame para faixa amarela, fui chamado pelo meu Sensei e ele me propôs que me preparasse para ser examinado para a faixa marron, apresentando os kihons e os katas de todas as faixas até o 1º KYU. Aceitei o desafio. E devo lhe agradecer, pois seus vídeos e suas instruções muito me motivam a treinar cada vez mais sério e mais forte.
    Fique com Deus.
    Oss!

    • To muito feliz em poder ajudar , ainda mais um karateka forte como vc . Se foi chamado pra fazer exame para marrom, não tenho nem o que discuti, vc é bom!
      Ronaldo meu querido, boa sorte no exame, bons treinos e muitíssimo obrigado pelo seu comentário. Oss!

  57. É muito gratificante para um esportista ver o amor tal qual o sr Pinto san tem pelo karate, Onde o esporte se transforma em uma maneira de viver. Isso inspira um karateca em alcansar o apice, a Black Blet e assim poder passar o dojo kun o Bushido de uma forma clara onde o aluno se torne professor e continue a aprender durante a vida. oss Muito obrigado Daniel. PINTO SAn

  58. Torço para que o sr:Sensei Pinto san . se torne o instrutor da jka onde ja passarão Masão kagawa, Yahara etc ainda vamos ver o sr lá fazendo bonito! acredito nisso vá a luta sensei OSS karate do. dez mil anos para se forjar um Espiro.. você e um exemplo oss

  59. Parabéns sensei Daniel “Pinto San”, Muito Interessante Seus Videos,Suas Postagens e o Podcast Nem Se Fala Muito Legal Mesmo, Gostei Muito Das Suas Explicações Sobre o Uso Do Solo Nos Kata’s!
    Mas Eu Queria Saber Se É Possivel um Podcast Falando Sobre o Dojo Kun, o Budo, o Bushido, Essa Parte Das Artes Marciais Que Na Minha Visão Foi Deixado Um Pouco De Lado…

    Parabéns Espero Que Você Continue Com Esse Excelente Trabalho!
    Oss!

  60. Pedro Campana

    Olá!
    Caro Pinto san, agradeço a sua gentileza em nos indicar para o Alemão.
    Lamento que no dia em que ele apareceu, já havia feito meu treino com o Ennio e estavamos saindo para um negócio.
    Na sua próxima visita, estarei com certeza pronto para fazer um treino com ele e dar-lhe mais atenção.
    Abraços
    Oss
    Pedro Campana

  61. Muito Bom o blog, realmente o Karatê precisa disso.

  62. oss
    verifiquei que alguns dos karateka que participam deste estão pensando em campeonato, porem deve-se verifcar que medalha inferruja e o mais correto e treinar e estudar para seu karate ser forte e com bases fortes e que campeonato e mero disfecho de prova de não confiança em seu treinamento e deveria conversar com seu mestre e ver oque esta acontecendo para se ter esta dificuldade de acreditar em si mesmo. treine e estude esqueça os campeonatos e va nos treinos dos grandes mestres pergunte tire duvidas com eles e treine treine treine…
    oss

  63. Andrézão

    OSS
    SAUDAÇOES
    Vi uma pergunta sua no youtube perguntando sobre o video, entao… foi este ano sim 2011 senao me engano ali sao videos das quarta entre Zanshin-SP e RS.
    Ainda nao postou o restante das lutas
    tomara q tenha sanado sua duvidas senao so entrar em contato
    andre-karate@hotmail.com
    oss

  64. Orlando de Assis Pinto

    A.Pinto
    Osss..! Sensei Pinto San
    Parabens pela sua dedicação e copetência, fico feliz por descobrir que tenho um XARÁ (sobrenome Pinto) karateka shotokan, sou praticante, iniciei em 2005 com 54anos, este ano formei-me faixa preta 1ºdan, pela FPK em Sâo Paulo,e a partir de agora você ganhou mais um admirador.
    congratulações.
    Orlando A. Pinto

  65. oss..!
    eu sou david. eu estava procurando coisas sobre makiwara e achei seu blog. bem, gostei bastante. eu sou praticante de karate de contato. e tambem ja pratiquei karate shotokan, eu pensso que karate é karate, não importa estilo ou modalidade. logico que tem que ser bem ministardo, de uma forma correta. gostaria de parabeniza-lo e sucesso na sua batalha.

    oss..!

  66. Luciano Oliveira

    Pinto San,

    Amei seu blog, caro amigo! Sou um Karateca novato, apesar de ter 32 anos, mas sou 2o Dan de Judô e estou amando a “arte das mãos vazias”! algumas vezes ficava na internet a procura de um conteúdo interessante sobre Karate, mas NADA…até que encontrei Pinto San! Parabéns pelo belíssimo trabalho! Quero visitar o Japão ano que vem, será que consigo uns treinos de Karate por aí?!

    OSS

  67. Oss!Sensei pinto sam!
    Gostaria de incomodar um pouco lhe pedindo videos dos katas,
    pra ver se tem alguma modificação,pq aq demora muito pra chegar algumas alterações,aguardo…Oss!!
    clovis viana.clovisvsjr@hotmail.com

    • Clovis, como vai ? Oss! Qual a federação vc pertence? Por que existe diferenças nos kata de cada uma. Oss!

      • Oss!Sensei,
        Federação Karatê-dõ-tradicional,
        ja tive o prazer de treinar contigo,sensei denivaldo,sensei Ary,e fui aluno do sensei Genival takmura,hj moro no rio de janeiro aq eu acho muito misto o karatê-do-tradicional por isso gostaria de tirar minhas duvidas com qm realmente sabe.Oss!

  68. Apoena Andrade

    Oss!Sensei pinto san!

    Gostaria de saber se você ainda tem a almofada do Makiwara,
    pois estou pensando de fazer um Makiwara para mim,aguardo…Oss!

    • Andrade meu querido , foi um sorteio que fiz ano passado e não tenho mais almofadas,só as que eu uso na minha makiwara. Oss !

  69. Pinto San, relativamente ao horário para me telefonar pode ser a qualquer hora durante o dia, até ás 19h00, porque depois vou dar aulas de Karate.Oss.
    Fico a aguardar a sua chamada.

    Eduardo Rafael

  70. OLá
    comecei nas artes marciais em 1989, no Judô, iniciei no Karate Shotokan tradicional ITKF em 1990, fui graduado Shodan em 1996, Nidan em 2002, Sandan em 2006.
    Sempre pesquisei e treinei outras artes marciais, treinei TKD durante 03 anos, treino Jiu Jitsu desde 2006,e atualmente sou Monitor Nacional da IDS Krav Maga Brasil.
    Adoro ler este blog, embora nunca tenha comentado nada hehehe. Prometo que em 2012 estarei participando com minhas opiniões neste blog.

    OSS

  71. Olá sensei Daniel, ou Pinto San, sou praticante de shotokan, atualmente estou no segundo kyu, meu sensei é kenshusei pela American JKA International. Bom venho aqui para parabelizá-lo pelo excelente trabalho que o sensei faz através de seu blog, um dia também já fui dekassegi e sei que não é fácil arrumar disposição para fazer outras coisas além de trabalhar, pois considero a rotina aí bem pesada!!!. Fico muito feliz em achar parceiros que tentam “brecar” o avanço de um “cancer marcial” que se chama karatê esportivo, ou karatê pula-pula como você já sitou (ótima expressão!!!). Fique sabendo que você tem parceiros aqui no interior de São Paulo. Mais uma vez deixo aqui meus parabéns e que sempre continue sendo esta pessoa tão especial, tão cheia de conhecimentos, humilde e generosa como você é. Abraços.

  72. tenho 13 anos estou começando karate shotokan agora sou faixa
    amarela e sou pernambucano tambem
    e quero melhorar
    tomara que seu sonho dê certo.
    oss.

  73. Oss

    Chará ( Meu nome é Daniel também), estive lendo o livro do O’Sensei funakochi que mostra executandos técnicas de projeção e técnicas de solo, porque hoje em dias são tão negligenciados essas técnicas nos treinamentos? Queria sua opinião.

    • Acredito que a JKA não deu continuidade as tecnicas de judo que foram introduzidas no karate de Funakoshi na época em que ele dava aulas na KODOKAN ( Principal escola d ejudo do mundo , criado pelo o pai do Judo , Jigoro Kano). O karate shotokan que treinamos hoje foi reestruturado por Nakayama sensei, um dos principais alunos de Gichi . Oss!

      • Daniel muito obrigado pela resposta realmente não sabia que teve mais uma reestruturação. Eu vi no youtube o okinawa-te que a proposta do video era amostrar as técnicas primitivas do karatê, achei interessante e realmente era uma arte bem diversificada.

  74. ola sensei meu nome é Everton tenho 26 anos, gostei muito do site está muito legal, achei interessante esse espaço para todos que gostem do karatê conversar e melhorar aonde temos dificuldades, sou praticante de karatê acho que a 1 ano tenho dificuldade, com o chute mae geri, em desenvolver a força.
    E também o chute yoko geri gostaria se fosse possível, postar videos aulas explicando um jeito mais simples, para não machucar o joelhos e os ligamentos, a maneira certa de chutar tanto mae geri quanto yoko geri.
    Grato sensei pela paciência em ler esse post.
    Faço karatê por satisfação, prazer e amor por esse esporte.

  75. cosmo paulino

    olá sensei,eu queria que o senhor esclarecesse uma dúvida, se o senhor morava em jaboatão ,e se treinou com adilson,e se foi fico feliz em saber sua trajetória para chegar onde o senhor está.oss

    • Sim cosmo, sou o Daniel, amigo de Alex, Emerson, Sandro Clayton e Arnelbo. Fui aluno de Adilson desde a branca até a preta e morava em cavaleiro na rua do Gildo Veríssimo. Você treinou na Budokan?

  76. cosmo paulino

    sim ainda treino com adilson, eu me lembro de você em alguns campeonatos e hoje tambem sou preta, que bom saber que é você mesmo, até mais.

  77. Helio Nepomuceno

    Daniel,
    o blog está show,
    parabens meu irmão.
    oss….

  78. joao massaki

    parabens pito san por sua dedicação ao karate! eu assisto todos os seus videos são muito legais parabens mesmo!
    oss!

  79. Jonas Cunha

    Olá Pinto San, muita satisfação vê um Nordestino mostrando todo o nosso valor. Parabéns por todo o seu esforço e dedicação, com certeza vc é um modelo a ser seguido! Meu Nome é Jonas Cunha, sou de Fortaleza-Ce e treino karatê à um ano.
    Ah! não ligue para as críticas, pois geralmente quem muito fala não tem nada para oferecer. Diferente de vc que como citei é um modelo a ser seguido.
    Parabéns!

    OSS!!

  80. Oi Daniel até que um dia meu filho,tive notícias suas,e me sinto muito feliz pelas suas realizações,pois és até hj pra mim,um exemplo de determinação e atitude,e que família linda tu tem,parabéns.Um beijo de todos nós,e q Deus te abençõe sempre,mainha tá aqui comigo matando um pouco as saudades.xeruuuu!

  81. PARABENS PELO SEU TRABALHO . QUEM PRATICA KYOKUSHIN PRATICAMENTE NAO CONHECE NADA DE KARATE . TREINO KARATE DESDE 1970 . POSSUO CURSOS DE KARATE SHOTOKAN COM HIROKAZU KANAZAWA , JUICHI SAGARA , CARLOS ALBERTO GALVAO ROCHA ., BENEDITO NELSON AUGUSTO DOS SANTOS E TERUO FURUSHO. SOU PRESIDENTE DA FEDERAÇAO BRASILEIRA D KARATE DO E KOBU DO.

  82. Pinto san eu mim chamo cassio gosto muito do seu jeito de explica o seus treino sou seu fan cara te adoro cara e torço muito por vc ae,cara para vc e sua familia manda ae um oi pelo menos pelo face book qro uma dica sua como posso treina kata e shiai,meu e cassyano.cross@hotmail.com eu sou faixa verde e treino a 6anos e 9 meses oss! Te adoro um forte abraço e fica com deus,sou de alagoas vizinho de pernabuco.

  83. Gostei muito da sua historia ,a qual assemelha-se ao verdadeiro praticante de karate, independente do estilo,a sensação ao treinar,o pensar e saber há pessoas dedicadas num mesmo idel.
    Isso é o verdadeiro espirito de guerreiro…Parabéns

  84. olá daniel, eu sou faixa vermelha shotokan, e gosto muito do seu blog, vou ver se consigo enviar o video, pois o karate na minha cidade ainda está caminhando devagar, porque não temos apoio e a maioria não tem condições.

  85. Hitalo Felix

    Parabéns Daniel! Muito bom o seu trabalho!

  86. Parabéns Pinto. Eu pratico Karate Shotokan a mais de 20 anos, e sempre me prendi a essa arte, mesmo num periodo que trabalhava e fazia faculdade, eu tirava um tempo e treinava em casa depois das 23hs. Hoje, depois de tanto tempo, resolvi ministrar aulas aqui em Maricá-RJ. Tenho também muito a aprender e buscar o meu crescimento fisico e mental.

    Que você possa continuar investindo e divulgando o Karate com toda essa empolgação.

    Sempre ensino que devemos ter na cintura a nossa faixa, seja ela preta o colorida, mas uma mente de faixa branca, ou seja, humilde no aprender e disposto a conhecer todos os mistérios como um grande aprendiz.

  87. Leandro Vasconcelos

    Olá Sensei, gostei muito do seu blog e como vc sou um verdadeiro apaixonado pelo shotokan ( e o karatê em geral), principalmente o tradicional. Acredito que o karatê tradicional não pode morrer, e pessoalmente sou contra karatê nas olimpíadas, pois irão surgir dojos especializados em buscar ippon, e o verdadeiro espirito de nossa arte pode se perder. Mestre Funakoshi era contra o combate, e a favor de um treino rígido! Esses ensinamentos não devem ser esquecidos! OSs

  88. Konnichiwa Pinto Sensei,
    Shitsurei shimasu
    Sou praticante de karate desde os meus 11 anos e fiquei 9 anos parado por nao ter dinheiro para treinar agora com 22 retorno ao treino com meu antigo sensei mas infelizemnte pela rotina dele pouca coisa me e passada ent~~ao tiver que me organizar e busca o conheimento da arte por min mesmo…E agradeço a Pinto sensei pelas video aulas tecnicas com quel tenho devorado forazmente e repetido todo santo dia para melhor compreensao da Arte.
    Arigatou!

  89. oss meu nome e douglas moro em feira de santana treino no ponto 10 aqui no feira X e sensei eu queria uma Makiwara eu gostaria de ter uma sera que tem ainda mas uma para poder mandar para mim por favor meu endereço e:
    caminho C8 numero 11 feira X,aqui em feira de santana por favor eu preciso de uma Makiwara
    oss

  90. ola sensei oss! eu sou joao gomes sou faxa preta esto algustepo parado esto queredo muito volta atreina gostaria muito de um cotato de vcs e de conhece sua cademia muito legal sua estoria meu amail e joaogomes_29@hotmail.com
    abraço oss!

  91. FernandaElita

    Oss Sensei , Muito bom seu blog . Eu pratico Karatê Shotokan e comecei ha 5 meses tenho 15 anos e já estou na faixa vermelha . Praticamente minha familia é de Karatecas , minha irmã é minha sensei e é faixa preta 2°Dan ,Vice campeã brasileira .. Tenho muito orgulho disso ! Infelizmente o karatê não é tão valorizado ainda . Muito bom seu blog, é um ensinamento de que não devemos desistir de nossas vontades. OSS !

  92. .Gostei de ler o estorial ,deve contiuar forte .O fim do karate não reside na vitoria ou na derrota mas no aperfeiçoamento do carater dos seus praticantes
    Osss João silva
    Godan jka Angola

  93. eu sou uma lutadora de karate em tiete e domingo eu passo de faixa eu vou pra faixa amarela eu estou muito feliz ja faz 6 meses que eu treino
    oss!

  94. eu passo de fixa no dia 2 de dezembro de 2012

  95. Muito Bom ! seu Blog Admiro quem compatilha o conhecimento com seus semelhantes.concerteza ajuda mesmo os praticantes de shotokan aqui no Brasil,mas acho que para aprender o Katate a fundo seria encontrar suas raizes que é o japão e outros estilos chineses.Não tenho graduação em federação, apenas fui até a vermelha e sai da academia os treinamentos aqui são bem fracos em teorias,instrutores mau preparados.Mas não parei de treinar,por caso disso treino em casa e quanto vou competir com alguem em academias sinto que to mais preparados do que os que estão nela.
    impossivel não gostar do Karate depois que experimenta não para mais,Viver sem Karate é perde o sentido da vida. Mais tambem não devemos se limitar a um unico estilo .
    Não me importo em definir o grau que encontra meu Karate atravez de faixas mais sei que o importante é evoluir,aprender até o ultimo dia da nossas vidas.
    Quem não sonha para de viver por isso é importante sonhar sempre.
    Portanto lhe desejo muito força em seus projetos e metas.
    um abraço!!
    Oss!!

  96. Gabriel Mesquita

    Parabéns Pinto-san, muito bom o seu blog. Gostaria de uma dica “rápida”.
    Onde você indica treinar Karatê em Recife-PE? Nunca treinei Karatê depois de grande, mas estou pensando em procurar um dojo sério para iniciar minha prática. Passei vários anos no aikido, e ainda penso em voltar, quem sabe até em conjunto com o karatê. Porém, o que dificulta são os números de associações e federação, visto que no Aikido faço parte de uma associação internacional e tradicional da arte, que é a AIKIKAI.
    Des de já, DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA

    • Olá Gabriel , é um prazer ter um pernambucano aqui.
      Eu posso te indicar dois professores que conheço muito bem. O meu antigo sensei Renato Dantas (clube das águias.,PIEDADE) e Raul Kawamura da associação Kawamura no centro do recife (rua do sossego ).
      Se alguns dos dois lhe interessar , eu posso lhe dar mais detalhes e lhe apresentar .
      Abraços ,Oss!

  97. DRÁUSIO VALENTIM

    oss !
    ouvi seu programa…parabéns !
    são coisas assim que nos faz pensar, refletir, estudar e entender melhor o karate.
    voce é o que chamamos de samurai moderno!
    um sincero abraço!

  98. Ola Pinto San.
    Treinei no Clube das Águias em 1985, com o Renato Dantas, na época NiDan.
    Na época cheguei a faixa verde, então parei.
    Em 2013, retornei a treinar no GR Barueri em SP (filiada a NKK-JKA).
    Gostaria de saber onde o Renato Dantas atua agora.
    Att Aurelio.

    • Olá meu querido. Sensei Renato continua dando aulas no clube das aguias , so que agora o clube fica na vila dos oficiais da aeronáutica. Terças, quintas e sábados .

  99. Fabio S. Sebastião

    Olá , Meu nome é Fabio , quando aos 11 anos fiz um pouco de Karate Shotokam , mas não durou muito na quela época já que tinha poucos alunos e acabou parando as instruçoes que eram dadas gratuitamente pelo nosso professor. Eu não paasei da facha branca , e depois nunca mais treinei. Hoje casado e com dois filhos está ardendo em mim a vontade de treinar outra vez porem , as contas do dia a dia e os afazeras fica defícil começar , e as aulas aqui em Joinville-SC são um valor altp para minha condição. Diante disso te pergunto será que consigo treinar em casa através dos videos da internete que sempre procuro? A final , eu sinto muito o desejo de treinar , somente para obter este prazer que é o KARATE!

  100. pedro almeida da silva filho

    Parabens pelo blog.Tenho um filho de 5 anos que já pratica karate, estilo shotokan , e é faixa vermelha. Ele treina todos e dias e esse ano já vai participar do seu primeiro campeonato, o campeonato baiano de karate. Gostaria de sugerir que vc viesse ao brasil ministrar cursos para nossos jovens atletas,seria de suma importancia para os nossos jovens aprender outras tecninas , de outro país. Obrigado e parabéns.
    Pedro Filho. Remanso-Ba. Brasil.
    drpedrofilho@gmail.com

  101. Paulo rodrigues

    olá Bom Dia se estiver aí no Japão!
    Falo do Brasil estado do Espírito Santo e estou pesnsando em retomar o Karatê.fiz Karatê durante aproximadamente 5 anos a seis anos e fui obtive a faixa roxa. Fiz Karate estilo Shotokan no estado do Rio de Janeiro e parei ha + de 20 anos !!! gostaria de recomeçar …. vc saberi dizer se as informações das graduÃÇÕES OU MUDANÇAS de faixa ficam registradas em alguma Federação…. algo assim? pra recomeçar como seria? começaria com branca ( na verdade não tenho pressa alguma), e depois faria um exame para voltar a roxa?
    obrigado!

  102. Olá!Tenho 12 anos e comecei a pouco tempo no karatê tradicional. Vou fazer o exame de faixa amarela este mês,ainda tenho muito o que aprender mas estou gostando do seu blog você é um verdadeiro exemplo de persistêcia.

  103. oss sensei pinto tenho 11 anos sou faixa laranja e treino karate shotokan á 9 meses no Rio de janeiro,desde que comecei fazer karate sempre sonhei ser campeão estadul e hoje não é mais um sonho!!! Oss!!!

  104. almeida 10

    o eu tou na faixa vemelha eu 10 ano

  105. oss não esqueçam que campeonato e temporada e a vida requer treinamento arduo para sempre e assim termos como dizia funacochi, agua so ferve se colocar lenha na fogueira.
    oss

  106. Allysson do Nascimento de Araújo

    oss Pinto san sou Allysson de Nova Russas ceara tenho 34 anos sou faixa laranja achei muito bom seus videos principalmente o maqwiuara pois queria fazer um e não sabia como vou comerçar afazer o meu valeu pinto san oss

  107. João Marcos

    Oss Pinto Sam! Estou querendo retornar ao karatê depois de tantos anos. Vc pode indicar alguma academia em Recife para começar novamente? Abraço!

  108. oss
    depois de ver o sr TAnaka na sua idade avan;ada mostrando um ura e maigueri de estrema maestria para qualquer idade mas mais ainda na sua, vejo que federa;ao e simplisemnte algo sem finalidade pois deveriamos treinar mais praticar mais estudar mais e quem sabe ter um campionato a cada 4 anos comtodos participando sem estilo so KARATE dai sim seria nobre dos participantes e dos mestres avaliarem e poderem dizer este ou aqueleao sao realmente bons ou precisao treinar mais.
    ferdera;ao bah nao serve pra nada.
    oss

Deixe sua opinião por favor. Oss!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.583 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: